Mãos que Tecem, Vozes que Clamam...


topo

Mãos que Tecem, Vozes que Clamam...
 

Dias: 11/8/23 a 29/09/23; sexta-feira
Horário: 14h às 17h

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

 

Descrição

Utilizar a ferramenta da costura e do bordado na partilha de narrativas, ideias e ideais promovendo reflexões dentro da cultura de paz, sustentabilidade, justiça social e valorização dos direitos humanos almejando transformações e melhoria de qualidade de vida.

 

Conteúdo Programático

1ª Aula: Explanação da temática. apresentação dos integrantes. Bordado dos crachás individuais.

 2ª Aula: Entrelaçando o fio da palavra e o fio do bordado. Conhecendo o histórico das arpilleras chilenas.

3ª e 4ª Aulas: Confecção das arpilleras individuais, bordando memórias ou anseios futuros.

5ª e 6ª Aulas: Bordar uma arpillera coletiva inspirada nos 17 ods da agenda 2030. 7ª aula: apresentações dos trabalhos, reflexões finais e celebração..


Referência Bibliográfica

• ALVES, R. - A MENINA, A GAIOLA E A BICICLETA – CÉU DE PASSARINHOS. SÃO PAULO. COMPANHIA DAS • BULL, J. - MADE BY ME. SÃO PAULO: PUBLIFOLHA, 2009.

 • CARBONARI, P.C. ... [ET.AL.] – EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. PASSO FUNDO: EDITORA IFIBE, 2014.

• COLASANTI, M. – A MÃO NA MASSA. RIO DE JANEIRO: EDITORA ROVELLE, 2011.

• COLASANTI, M. - A MOÇA TECELÃ. SÃO PAULO: GLOBAL EDITORA, 2004.

• CHAGAS, C. R. R. P. - BORDAR NO ESPAÇO/TEMPO FEMININO GE: GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO / N.23 - UERJ AGÊNCIA FINANCIADORA: CNPQ.

• CORCKHILL, B. - TEJIENDO SALUD: CREA UNA MENTE FLEXIBLE Y AYUDA A MANTENER TU BIENESTAR. UK: EDITORA ¿FLATBEAR PUBLISHING, 2018.

• DISKIN, L. ; ROIZMAN, L. C. - PAZ, COMO SE FAZ? SEMEANDO CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS. BRASÍLIA, D.F. : UNESCO: ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA: FUNDAÇÃO VALE, 2008.

• DUMONT, S. – CANDINHO E O PROJETO GUERRA E PAZ. SÃO PAULO: CIA DAS LETRINHAS, 2012.

• ESTÉS, C. P.- O JARDINEIRO QUE TINHA FÉ - UMA FÁBULA SOBRE O QUE NÃO PODE MORRER NUNCA. RIO DE JANEIRO: ED ROCCO, 1996.

• FERREIRA, C. F. - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA - GUIA PARA EDUCADORES. SÃO PAULO: IDEA EDITORA, 2014.

• GÓES, L. P. - PONTO POR PONTO COSTURA PRONTA. SÃO PAULO: EVOLUIR, 2003. • HETZEL, G. B. - HISTÓRIAS DE LAVAR A ALMA. SÃO PAULO: DCL, 2002.

• HIRATSUKA, L. – HISTÓRIAS TECIDAS EM SEDA. SÃO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2010.

• LEMOS, M. A. - HISTÓRIAS DAS OCAS- HISTÓRIAS CONTADAS POR MÃES E CRIANÇAS DA TRIBO GUARANI. SÃO PAULO: ARYRAN – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, CULTURA E MEIO AMBIENTE, 2010.

• LEMOS, M. A. - STORIAS DI KRYOULOS - HISTÓRIAS CRIADAS E CONTADAS POR MULHERES E CRIANÇAS DE CABO VERDE – ÁFRICA. SÃO PAULO: ARYRAN - INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, CULTURA E MEIO AMBIENTE, 2011.

• MACHADO, A. M. - PONTO A PONTO. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2006.

• MACHADO, R. - O VIOLINO CIGANO E OUTROS CONTOS DE MULHERES SÁBIAS. SÃO PAULO: CIA DAS LETRAS, 2004.

• MATOS, G. A. - A PALAVRA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS. SÃO PAULO: ED. MARTINS FONTES, 2005.

• ORTHOF, S. – PONTO DE TECER POESIA. SÃO PAULO: ED. FTD, 2010.

• PEREZ, A. H.; VIÑOLO, M. B. – ARPILLERAS, DONES COSINT HISTÒRIES. BARCELONA: FUNDACIÓ ATENEU SANT ROC, 2009.

• RIBEIRO, R. (ORG.) - SUSTENTAR A VIDA. SÃO PAULO: ED PAULINAS, 2011.

• SARTORI, M.A.; TAVARES, S. M. N.; PINATO, T.B. (ORGS.) - OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL -PRÁTICAS PARA O ALCANCE DA AGENDA 2030. SÃO PAULO: ED. METODISTA, 2020.

• SÍNGH, R. - UMA FLORESTA DE HISTÓRIAS. SÃO PAULO: ED. MARTINS FONTES, 2008.

• TOMAZ, C. M. M. - LINHAS DA VIDA: BORDANDO AS HISTÓRIAS DOS NOSSOS CORAÇÕES - ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA CARDÍACA E À TRANSPLANTADA DO CORAÇÃO. SÃO PAULO: ACTC, 2004.

• VEIGA, A. L. V.; NICOLETE, A. - ARTES MANUAIS: NARRATIVAS E MEMÓRIAS AFETIVAS. SÃO PAULO: A CASA TOMBADA, 2017.

• VITAL, E.; MASO, T. – ARPILLERAS: BORDANDO A RESISTÊNCIA. SÃO PAULO: FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA, 2015.

• WEIL, Z. - O PODER E A PROMESSA DA EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA. SÃO PAULO: INSTITUTO NINA ROSA, 2013. LETRINHAS, 1997.

• ALVES, R. - OS TRÊS REIS. SÃO PAULO: EDITORA LOYOLA, 2004.

• ASSIS, M. – UM APÓLOGO. SÃO PAULO: EDITORA DCL, 2003.

• BARBIERI, S. - A MENINA DO FIO. SÃO PAULO: EDITORA MARTINS FONTES, 2013.

• BASIC, R. - ARPILLERAS DE LA RESISTENCIA POLÍTICA CHILENA. SÃO PAULO: PINACOTECA DO ESTADO, 2011.

• BATT, T. R. - TECIDO DOS CONTOS MARAVILHOSOS. SÃO PAULO: ED. MARTINS FONTES, 2010.

• BOLTON, J. – A COLCHA DE RETALHOS DA BONECA DA VOVÓ. SÃO PAULO: EDITORA ÁTICA, 1995

Facilitação

Maria Cecília Martin Ferri: Graduada em Fonoaudiologia pela PUCSP. Pós-graduada em Terapia Ramain pelo IAL- Instituto ASRI-Labyrinthe e Universidade Metodista. Atua como Fonoaudióloga na FUNSAI - Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga. Responsável pelas Oficinas de Linguagem da ENSG – Escola Nossa Senhora das Graças. Contadora de Histórias. Coautora do livro "Contando e desenhando histórias... ouvindo o gênero", da Editora Hepsykhé (2007). Palestrante da UMAPAZ – Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz. Ministrou cursos e oficinas no SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, na Associação Viva e Deixe Viver, na Oficina de Cultura Amácio Mazzaropi, na DRE-Itaquera pela SME-PMSP, no Centro de Cultura da Índia e em parceria com a Educa Brasil e a Fundação Abrinq.

 


Coordenação

Maricy Elisabeth Montenegro

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Todos os interessados.

Vagas: 35.

Dias: 11/08, 18/08, 25/08, 01/09, 15/09, 22/09, 29/09 de 2023 , das 14h as 17h.

Horário : 14h às 17h

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Certificado: 86% de presença

Curso Validado: 334/2022 e Código do Curso 20220331

Carreiras contempladas: Acessar carreiras.

 

Inscrições encerradas.

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •