Trilha “Plantas Africanas” – com Assucena Tupiassu & Nilce Morais Pinto & Visita ao Museu AfroBrasil

topo

Trilha “Plantas Africanas” – com Assucena Tupiassu & Nilce Morais Pinto & Visita ao Museu AfroBrasil

Dia: 21 de Novembro, quinta-feira
Horário: 9h às 14h

Descrição

Neste encontro – que compõe as atividades da Semana da Consciência Negra – teremos a oportunidade de conhecer e observar a vegetação do Parque Ibirapuera – e sua grande variedade de plantas africanas - acompanhadas da bióloga Assucena Tupiassu e  Nilce Morais Pinto. “A intenção dessa trilha não é simplesmente mostrar as plantas africanas, mas fazer perceber o quanto a natureza africana faz parte da nossa natureza” (TUPIASSU, Assucena).

Após a trilha poderemos visitar o Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera em São Paulo, que “destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a Memória, História e a Arte Brasileira e a Afro Brasileira” (fonte: http://www.museuafrobrasil.org.br/)

Facilitação

ASSUCENA TUPIASSU: Bióloga, especialista em Saúde Pública; Gestão Ambiental; Ecologia, Arte e Sustentabilidade e Design para Sustentabilidade. Foi professora de Jardinagem e Paisagismo no DEPAVE/PMSP por 25 anos, coordenou o Projeto Crer-Ser “Germinando a cidadania”, Curso de Capacitação em Jardinagem para jovens em vulnerabilidade por 18 anos e atualmente trabalha em projetos com Oficinas de Jardinagem com foco em Saúde Mental e Horta Comunitária. Escreveu o Projeto Pedagógico do Curso de Paisagismo da Universidade Anhembi Morumbi. Consultora em Paisagismo Ecológico, entre os clientes pode-se citar: Centro Empresarial de São Paulo, São Paulo Golf Club e São Fernando Golf Club. Palestrante e autora do Livro Da planta ao Jardim (Ed. Nobel) com a segunda edição em e-book; coautora de Sustentar a Vida (Ed. Paulínia), Guia de Jardinagem, Plantas Medicinais e Recursos Paisagísticos (PMSP), Guia de Jardinagem e Paisagismo (Instituto Botânico) e Como ensinar plantando (FIPT). Apresentou o quadro “Que planta é essa?” no Programa Arquitetura Verde veiculado pela GloboSat entre 2013 a 2015. (fonte: Assucena Tupiassu).

 NILCE MORAIS PINTO: Bacharel em Serviço Social pela PUC-SP e Pós-graduação em Educação Ambiental pelo SENAC. Atuação, desde 1994, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente / PMSP, nas áreas: Parques e Áreas Verdes (DEPAVE)/Escola de Jardinagem/Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ).

Coordenação

HELENA QUINTANA MINCHIN, Arquiteta Urbanista.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

      

 

 

Sobre

Público: interessados no tema

Vagas: 50

Dias: 21/11/2019, quinta-feira

Horário: 9h às 14h

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •