UMAPAZ Visita o... Instituto Butantan Com Sergio De Simone & Helena Quintana Minchin

topo

UMAPAZ Visita o... Instituto Butantan
Com Sergio De Simone & Helena Quintana Minchin

Dia: 18 de Julho, quinta-feira
Horário: 10h às 12h.

Descrição

Nesses quase 120 anos de existência, o Instituto Butantan (antigo Instituto Serunterápico de São Paulo - 1901) - instituição de pesquisa voltada principalmente à produção de soros e vacinas, implantado numa antiga fazenda que lhe emprestou o nome –, constituiu um rico patrimônio construído cujo conjunto é representativa amostra da arquitetura praticada em São Paulo nesse período.


Exemplares do Ecletismo, Art Nouveau, Art Deco, incluindo a arquitetura moderna e contemporânea, podem ser examinados num percurso que a ser realizado a pé e, desse modo, apreciados no contexto ambiental de um parque urbano sui-generis.
Conhecer esse acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico significa entender a narrativa da constituição de um pioneiro instituo de pesquisa brasileiro, valorizar o esforço dos que o construíram, compreender a diversidade das correntes arquitetônicas e artísticas de vários períodos de nossa cultura e, sobremaneira, ao usufruí-lo, participar de sua conservação como um importante legado a ser transmitido às futuras gerações. (fonte: Sergio De Simone)

 

 Nesta visita iremos conhecer:
a. Quiosque (c. 1912) – antiga recepção de cobras;
b. Serpentário (1912);
c. Antiga cocheira (1916) – atual Museu biológico;
d. Antigo Prédio Central (1914) – atual Prédio Vital Brazil;
e. Antiga Escola de Veterinária (1920) – atual Pavilhão Lemos Monteiro;
f. Macacário (2019);
g. Praça Vital Brazil (2008);
h. Réplica do pioneiro laboratório de Vital Brazil (1900/1981) – Museu Histórico;
i. Casa Vital Brazil (1905) – Casa em que residiu Vital Brazil;
j. Casa Afrânio do Amaral (1931) - Casa em que residiu o cientista.

Facilitação

SERGIO DE SIMONE: possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura de Belas Artes de São Paulo (1984), especialização em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH - 2005). Atualmente é arquiteto e pesquisador no Centro de Memória do Instituto Butantan (IBU), área de História da Ciência - Linha de Pesquisa: Patrimônio e Arquitetura da Saúde Pública em São Paulo. Produziu inúmeros estudos sobre o patrimônio edificado de São Paulo. Foi autor das recentes publicações: São Paulo: Cidade e Arquitetura | Um Guia (co-autor/2015) e Guia de Arquitetura - Butantan (co-autor/2017). Edificações do Instituto Butantan (autor/2018).


HELENA QUINTANA MINCHIN:
possui Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte). Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, onde foi Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera / DEPAVE-6) e Chefe de Aprovação (Sub Prefeitura Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

Coordenação

HELENA QUINTANA MINCHIN, Arquiteta Urbanista.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

          

 

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: 25

Dias: 18 de Julho, quinta-feira

Horário: 10h às 12h

Local: Centro Administrativo do Instituto Butantan

Endereço: Av. da Universidade, nº 210 – Butantã - São Paulo/SP

Inscrições encerradas

 

Como chegar no Centro Administrativo

 

Confira nossas redes socias

 

  •