Oficina Topografia & Arquitetura da Paisagem: Análise e Projeto

topo

A Oficina apresenta conhecimentos para a interpretação da paisagem e os espaços livres no entorno de edificações, subsidiando assim a elaboração, a conceituação e o desenvolvimento de modos de projetar e construir um determinado lugar. Durante 8 encontros (24 horas/aula) os participantes recebem conhecimentos de Topografia & Topofilia, relevo, terreno, análise e desenvolvimento de projeto – informações extracurriculares e complementares ao curso Recursos Paisagísticos.
Os conteúdos oferecidos são apresentados de forma teórica (aulas expositivas e dialogadas) e prática (exercícios de topografia, análise / desenvolvimento de projeto e execução de maquete volumétrica simplificada – escala 1:200), proporcionando a interação entre os participantes. A maquete serve como elemento complementar e interativo com as demais linguagens gráficas, pois enriquece o processo do aprendizado através da análise de formas, dimensões, características e distribuição do espaço.

 Material básico necessário:
Papelão para base da maquete (caixas reaproveitadas, placa Foam ou similar, papel Paraná, etc), base rígida para corte (tipo Olfa ou Keramix), lápis ou lapiseira (grafite 0.5, 0.7 e 0.9), régua de metal, escalímetro, borracha, papel cartão branco, cola branca (PVA), espátula de plástico, pincel pequeno, pinças de longo alcance, borracha branca macia, papel manteiga (para desenho), papel milimetrado, estilete.
 

Facilitação:

  • Gustavo Agni Beuttenmüller - Geólogo pelo Instituto de Geociências-USP. Especialização em Gestão Ambiental (FSP-USP). Lideranças em Desenvolvimento Sustentável (ABDL-LEAD); Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV-SP). Atuação: Planejamento Urbano e Ambiental; Educação Ambiental, Científica e Geociências.
  • Helena Quintana Minchin - Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte). Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera / DEPAVE-6) e Chefe de Aprovação (Sub Prefeitura Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

Coordenação:

  • Gustavo Agni Beuttenmüller
  • Helena Quintana Minchin

Público: Público interessado, alunos e ex-alunos de Jardinagem e Recursos Paisagísticos EMJ
Vagas: 60

Dia: 22 e 29 de outubro; 5, 12, 19 e 26 de novembro; 3 e 10 de dezembro, segundas-feiras
Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!