Roda de conversa: Plano Municipal de Educação Ambiental para quê (e para quem)?

 

topo

Roda de conversa: Plano Municipal de Educação Ambiental para quê (e para quem)?
 

Dia:  30/05/2022.
Horário: 10h às 12h.

ACESSE AQUI  

Descrição

A elaboração participativa do I Plano Municipal de Educação Ambiental da capital paulista (PMEA-SP) é um compromisso assumido pela Prefeitura de São Paulo em seu Plano de Ação 2021 – 2024 para Implementação da Agenda Municipal, incluído também na revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE). Por meio desse instrumento, as Secretarias Municipais do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e de Educação (SME) poderão fortalecer seu papel como órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei Municipal nº 15.967/2014), a fim de “assegurar, supervisionar, coordenar, articular, fomentar e promover a Educação Ambiental no Município de São Paulo, estabelecendo suas diretrizes em cooperação com outros órgãos públicos, instâncias de gestão participativa, instituições privadas e sociedade civil”.

Nesta roda de conversa virtual, representantes de SVMA, SME, da Articulação Nacional de Políticas Públicas em Educação Ambiental (ANPPEA) e dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES Regionais) conversarão sobre os caminhos já percorridos na tessitura do PMEA-SP, os próximos já desenhados e a importância desse processo para a promoção de uma cidade mais ambientalmente responsável e socialmente justa.

Facilitação

Giovana Barbosa
Giovana Barbosa de Souza atua com assessora técnica na SVMA/ UMAPAZ - Coordenação de Educação Ambiental e Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente; formada em Relações Públicas; Especialista em Educação Infantil; e mestre em Direitos Humanos e Processos Democraticos pela Universidade de Padova, na Itália. Foi gestora da Aliança pela Infância no Brasil durante a criação da Semana Mundial do Brincar. Atua como consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos, membro do Conselho da Alliance for Childhood.

Thaís Brianezi
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutorado em Ciência Ambiental também pela USP (2013). É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA), da Escola de Ativismo e conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA). Em 2006 recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog por uma série de reportagens sobre a criação da Reserva Extrativa do Rio Unini e em 2018 publicou pela editora Valer o livro "Zona Franca de Manaus: ame-a ou deixe-a em nome da floresta". Tem experiência na área de Comunicação e Sociedade, Jornalismo e Educomunicação, com ênfase na problemática socioambiental, atuando principalmente como pesquisadora, professora, analista de projetos e políticas públicas. Atualmente integra a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (UMAPAZ/SVMA).


 

Coordenação

Thaís Brianezi

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Educadores(as) ambientais, conselheiros(as) dos CADES Regionais e público em geral.

Dia: 30/05/2022.

Horário: 10h às 12h.

Local:  Youtube da UMAPAZ.

 

ACESSE AQUI 

Como chegar na UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

       
  •  
  •    
  •    
  •