Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo - 2022

Apresentação

A compreensão sobre a ocorrência e distribuição da fauna silvestre na cidade de São Paulo é o ponto de partida para a elaboração de políticas públicas que visem a conservação da biodiversidade no âmbito municipal. Conhecer quais espécies de animais ocorrem, onde esses animais vivem, bem como compreender a dinâmica da fauna ao longo do território e do tempo, são essenciais para planejarmos uma cidade que concilie a convivência de todos os seus habitantes, humanos ou não. Estudos preveem que em 2050 mais de 70% da população mundial viverá nas cidades, sendo assim, as soluções para a tão necessária conservação da biodiversidade deverão incluir o planejamento e a construção de cidades biodiversas. Por meio de ações transformadoras, é possível superar a mentalidade na qual as cidades são vistas como uma ameaça à biodiversidade.

A Divisão da Fauna Silvestre, da Coordenação de Gestão de Parque e Biodiversidade Municipal, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, realiza, desde 1993, o Programa intitulado “Inventário e Monitoramento da Fauna Silvestre do Município de São Paulo”, voltado ao conhecimento, monitoramento e sistematização das informações da fauna silvestre nos Parques e áreas verdes estratégicas da Cidade. Historicamente, o conhecimento sobre a fauna municipal tem subsidiado as tomadas de decisões no manejo da fauna, a elaboração e análise dos estudos e relatórios de impacto ambiental, a elaboração de políticas públicas, bem como, os programas e ações de conscientização ambiental que ocorrem no Município.

A publicação anual dos dados dos inventários integra a Meta 66 do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo que, vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, orientará os programas e ações comprometidos com a proteção da biodiversidade existente na cidade nos próximos anos.

São Paulo é o bicho
O Inventário da Fauna 2022 apresenta 1.334 espécies da fauna silvestre na cidade, sendo 522 animais invertebrados, entre eles 331 lepidópteras - borboletas e mariposas. Os animais vertebrados somaram 812 espécies, com 51 peixes, 88 anfíbios, 55 répteis, 510 aves e 108 mamíferos. Em relação ao status de conservação, 223 espécies encontram-se ameaçadas de extinção, constando em uma ou mais listas de espécies ameaçadas. Esse número representa 16,7% do total das espécies documentadas, indicando que o Município abriga muitas espécies de grande interesse para a conservação.

Confira as novidades da publicação aqui.