Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo - 2021

 A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, com o objetivo de subsidiar e dar diretrizes às ações ambientais no âmbito do município de São Paulo, desenvolve estudos de levantamento da biodiversidade em diversas áreas da Cidade. O conhecimento sobre a flora e a fauna silvestre é o ponto de partida para definir as áreas prioritárias para a conservação e na elaboração dos planos de manejos das áreas verdes, sendo importante ferramenta de monitoramento da sua qualidade ambiental.

A Divisão da Fauna Silvestre, da Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal, realiza, desde 1993, o Programa intitulado “Inventariamento e Monitoramento da Fauna Silvestre do Município de São Paulo”, voltado ao conhecimento, monitoramento e sistematização das informações da fauna em áreas estratégicas da Cidade.

A publicação anual dos dados dos inventários integra a Meta 66 do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo que, vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, orientará os programas e ações comprometidos com a proteção da biodiversidade existente na cidade nos próximos anos.

O Inventário da Fauna Silvestre - 2021 vem em novo formato, digital e editável, sendo mais dinâmico e versátil, visando atender as necessidades dos servidores, estudantes, pesquisadores e público em geral.

O número de espécies registradas para o Município subiu, desde a última publicação em 2018, de 1.121 para 1.306 espécies, um acréscimo de 185 espécies, sendo as borboletas o grupo que mais contribuiu para esse aumento. Estão catalogadas 507 espécies de animais invertebrados e 799 espécies de vertebrados. Em relação ao número de áreas verdes houve uma ampliação do estudo abrangendo 28 áreas novas, totalizando 163 áreas e cinco corpos hídricos.

Inventário da Fauna Silvestre do Município de São Paulo - 2021