Plantas medicinais

Do curso de Plantas Medicinais, da Divisão Técnica Escola de Jardinagem

 

 

Organizadores

Linete Maria Menzenga Haraguchi
Oswaldo Barretto de Carvalho

1ª Edição - 2010

 

 Apresentação


 A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, através da Escola Municipal de Jardinagem, vinculada à Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), tem o imenso prazer de oferecer esta publicação que ora o leitor tem em suas mãos: o livro Plantas Medicinais do Curso de Plantas Medicinais ofertado por esta Escola.

Sua publicação vem ao encontro do recente Decreto n° 51435, de 26 de abril de 2010, que institui o Programa de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais no Município de São Paulo, cujo objetivo principal é proporcionar à população o acesso seguro às plantas medicinais com a adoção de boas práticas referentes ao cultivo, manipulação e uso.

Distribuído em 17 capítulos, o livro versa sobre o histórico das plantas medicinais, identificação botânica, planejamento de hortas medicinais e comunitárias, cuidados necessários no uso de plantas medicinais, entre outros.

Se, num primeiro momento, o curso ofertado pela Escola Municipal de Jardinagem atende aos profissionais da área da Saúde, para que estes possam ser multiplicadores do conhecimento aprendido, o livro possui abrangência bem maior, sendo acessível a todos que desejam informações acerca do tema.

O resultado foi um trabalho interdisciplinar que contou com a colaboração de diversos profissionais, internos e externos à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, sob a atenção cuidadosa de seus idealizadores: a Farmacêutica Linete Maria Mezenga Haraguchi e o Engenheiro Agrônomo Oswaldo Barretto de Carvalho, profissionais pertencentes ao corpo técnico da Escola Municipal de Jardinagem.

Por fim, resta agradecer imensamente aos organizadores desta obra pelo empenho dispensado, bem como a todos os autores por, juntos, terem acreditado no projeto que agora se tornou um livro cuja missão é contribuir para a divulgação do conhecimento e manipulação das plantas medicinais e fitoterápicos entre a população brasileira.

 

Boa leitura a todos!

Cristina Pereira de Araujo
Arquiteta
Diretora da Escola Municipal de Jardinagem

 

Acesse a publicação (arquivo pdf - aprox. 6,5mb *)

Este material é resultado da 1ª edição do curso de Plantas medicinais - ano de 2009, voltado a profissionais de diversas áreas e munícipes
 

 

 

 

*IMPORTANTE: para a ler este arquivo é preciso ter instalado o  Adobe Acrobat Reader®. Caso necessário, acesse .