Desenvolvimento do Plano Municipal da Mata Atlântica é anunciado em São Paulo

Ocorreu hoje de manhã, 21, no Parque Trianon, o anúncio da elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica da cidade de São Paulo (PMMA). O evento contou com a presença dos secretários municipais Wanderley Meira do Nascimento, do Verde e do Meio Ambiente, Fernando de Mello Franco, de Desenvolvimento Urbano, e do recém-nomeado para a pasta da Cultura, Nabil Bonduki, que também foi o relator do Plano Diretor Estratégico do município.

Durante a programação, aberta ao público, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do Plano com a Fundação SOS Mata Atlântica, representada por seu presidente, Pedro Passos.

O PMMA deve apontar ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, baseando-se no mapeamento dos remanescentes existentes no município. O plano também será capaz de fornecer subsídios ambientais para a manutenção da Reserva da Biosfera e para outros planos e programas de ação da capital, como, por exemplo, as políticas públicas derivadas do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano de Bacia Hidrográfica.

“Esse convênio, firmado entre a prefeitura e a SOS Mata Atlântica, não só diz respeito à conservação e à preservação deste importante bioma, mas também carrega uma importância muito grande para a efetivação da educação ambiental dos paulistanos” afirmou Wanderley Meira, que também destacou a importância da PMMA para o município. “Tenho certeza que a partir daqui vamos construir uma nova imagem e significado para a vegetação na cidade de São Paulo”.

Durante o evento também foi realizada uma pequena exposição com estandes que apresentaram ao público os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), além de um estande da Fundação SOS Mata Atlântica e outro com produtos e materiais de divulgação da Rota do Cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica.

Participação

O processo de construção do PMMA se dará de forma transparente e participativa, por meio de oficinas e encontros públicos com os munícipes. O Plano será desenvolvido por meio de uma Comissão Especial criada dentro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), contando com representantes do poder público, da iniciativa privada, do terceiro setor e da sociedade civil.

Rota do Cambuci

Sendo um dos projetos que serão beneficiados pelo PMMA, a ‘Rota do Cambuci’, além de gerar renda para inúmeras famílias que cultivam o fruto de forma natural, colabora para preservar outras espécies de plantas, aves e animais. A Rota existe desde 2008 e realiza festivais gastronômicos, promovendo o resgate histórico, cultural, turístico e econômico do fruto e da Serra do Mar paulista.