Severo Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Rua Pires de Oliveira, 356 - Granja Julieta
Inaugurado em 30/05/1989
Subprefeitura de Santo Amaro
Área: 34.900 m²
Funcionamento: 7h às 19h
Telefone: (11) 5687-4994

INFRAESTRUTURA
Playgrounds, curso d’água, bosque de amoreiras, trilha para caminhadas, canteiros, aparelhos de ginástica, pista de Cooper, bicicletário, área de estar, área de preservação permanente e sanitários com acessibilidade. Possui também minibiblioteca de livros infantis. O parque oferece regularmente trilhas monitoradas, atividades de educação ambiental e físicas.

 

PARTICULARIDADES
A área do parque é remanescente do loteamento de duas chácaras: Vila Elvira e Granja Julieta. Essas áreas foram destinadas a jardins gramados e logradouros públicos chamados de “Espaço Livre”. Na década de 70, o espaço passou a ser denominado “Centro de Convivência”, com um pequeno teatro, um quebra-vento, palco, bancos de cimento para a plateia e aparelhos de recreação infantil. Em 1989, foi inaugurado como Parque Granja Julieta; somente em 1992 recebeu o seu nome atual, Severo Gomes.

 

Vegetação com áreas ajardinadas, bosques heterogêneos e vegetação ribeirinha ao longo do Córrego do Judas. Destaques da FLORA: algodoeiro (Heliocarpus popayanensis), amoreira (Morus nigra), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), bambu-chinês (Bambusa tuldoides), dedaleira (Lafoensia pacari), espatódea (Spathodea campanulata), eucalipto-do-brejo (Eucalyptus robusta), grevílea-gigante (Grevillea robusta), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus), jaboticabeira-de-sabará (Plinia cauliflora), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jerivá (Syagrus romanzoffiana), magnólia-amarela (Magnolia champaca), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), pinheiro-australiano (Casuarina cunninghamiana), suinã (Erythrina speciosa) e tarumã-branco (Citharexylum myrianthum). Já foram registradas 80 espécies vasculares, das quais está ameaçada de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata). Também já foram registradas 29 espécies de briófitas. Inventário de flora 2018.

Sua FAUNA compreende 95 espécies, sendo 29 insetos, uma espécie de peixe e 63 de aves. Nesse grupo ocorrem espécies endêmicas da Mata Atlântica como tiriba, picapauzinho-de-coleira, picapauzinho-verde-carijó periquito-rico e tiê-preto, além das migratórias como bem-te-vi-rajado, tesourinha, suiriri e andorinhão-do-temporal. Embora infrequentes, o sabiá-coleira, o coleirinho, o encontro e o gaturamo-verdadeiro podem ser vistos. É possível observar diversas espécies de sabiás e papa-moscas, tiranídeos da família do bem-te-vi. Mamíferos como gambá-de-orelha-preta e saguis também podem ser avistados.

O BAIRRO
Da aldeia dos índios guaianases à beira do rio Jeribatiba (Jerivá – palmeira que produz cocos e tiba – abundância), na localidade de Ibirapuera (mata grande), a aldeia do cacique Caá-ubi foi base da futura cidade de Santo Amaro. Em junho de 1556, na Capitania de São Vicente, os jesuítas se dividiam em três locais determinados pelo Padre Provincial dos Jesuítas, Manoel de Nóbrega para os trabalhos de catequese e educação das crianças índias e mamelucas : a Casa de São Vicente (São Vicente); a Casa de São Paulo da Companhia de Jesus (São Paulo) e a Casa de Jeribatiba (Santo Amaro).

Ao visitar a Aldeia de Jeribatiba, José Anchieta percebeu seu potencial para ali constituir um povoado, ideia aprovada pelos moradores. Para tanto, fazia-se necessária a construção de uma capela, que por sua vez pedia uma imagem a quem a capela seria dedicada. Na região de Cupecê, o casal João Paes e sua esposa, Suzana Rodrigues, possuía a imagem de um santo de sua devoção – Santo Amaro. Ao saber da proposta de Anchieta sobre a criação de um povoado, o casal doou a imagem (até hoje preservada) para a capela “feita de taipa de pilão, não forrada”.

Por muito tempo a região foi conhecida por diversos outros nomes indígenas, como: Birapuera, Virapuera, Ibirapuera, Geribatiba, Geribativa, Jeribatiba, Santo Amaro de Virapuera e Santo Amaro de Ibirapuera, até assumir definitivamente o nome de Santo Amaro. O bairro ganhou status de município independente em 1833 e voltou a ser integrado a São Paulo em 1935.

QUEM FOI SEVERO GOMES
Na vida política foi um defensor incisivo do Nacionalismo, Protecionismo e de Reserva de Mercado. Defendeu a proibição da entrada indiscriminada de empresas estrangeiras no país sendo um dos articuladores da Política Nacional de Informática ao lado de Cristina Tavares.

Detentor de grande fortuna pessoal, notabilizou-se nacionalmente ao conciliar sua relevante vida política com as atividades empresariais de criação de gado na Amazônia e comando da sua fábrica dos cobertores Parahyba instalada em São José dos Campos, cidade localizada no Vale do Paraíba.

Foi ministro da Agricultura no Governo Castelo Branco, ministro da Indústria e do Comércio no Governo Geisel e senador de 1983 a 1991 por São Paulo, pelo PMDB, e presidente da Fundação Ulysses Guimarães de 1986 a 1991.
Morreu em acidente aéreo junto a sua esposa Anna Maria Henriqueta Marsiaj. Além deles morreram no acidente Ulysses Guimarães e a esposa Mora Guimarães, juntamente com o piloto do helicóptero de propriedade do Moinho São Jorge, que caiu no mar. Sua propriedade residencial em São José dos Campos foi transformada em espaço de convívio comunitário denominado Parque da Cidade Roberto Burle Marx.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR?
6422-10 – V. Cruzeiro – Term. Bandeira
6811-10 – Parque do Lago – Borba Gato
7245-10 – Term. Sto. Amaro – Hosp. das Clínicas
736G-10 – Jd. Ingá – Shopping Morumbi
756A-10 – Jd. Paulo VI – Santo Amaro
5730-10 - Largo São Francisco
5300-10 - Terminal Pq D. Pedro II
+ informações: www.sptrans.com.br

CICLORROTA PERMANENTE DO BROOKLIN:
Promove a ligação entre os parques do Cordeiro e Severo Gomes e Av. Jornalista Roberto Marinho