Linear São José

Orla da Represa de Guarapiranga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avenida Frederico René de Jaegher; altura nº 2760 – Vila São José
Prefeitura Regional de Capela do Socorro
Área total: 94.987 m²
Funcionamento: diariamente das 7h às 19 | 7h às 20h (horário de verão)

INFRAESTRUTURA
Pista de caminhada, ciclovia, bosque de árvores nativas e jardins, quadras de areia, playground infantil, playground da longevidade, áreas de contemplação, quadra poliesportiva, trapiche e trilhas. 

PARTICULARIDADES
Uma das estratégias do Programa Operação Defesa das Águas foi a implantação de parques na Orla da Represa Guarapiranga, a fim de ampliar as opções de lazer para a população local e evitar ocupações irregulares.

Localizado junto ao Parque Nove de Julho, divide “status” de uma das áreas alagadiças da cidade mais rica em aves aquáticas, a exemplo: marrecas silvestres, frangos-d’água, saracuras, mergulhões, biguás, garças, socós, colhereiros, pernilongo-de-costas-brancas e talha-mar que ali podem ser observadas. O carão e gavião-caramujeiro exploram, em “terra” e em sobrevôo, as margens da Guarapiranga em busca de seu alimento preferido - grandes caramujos. Ocorrem saguis, esquilos, capivaras e ratões-do-banhado, além de sapos-cururus e pererecas arborícolas.

Sua vegetação é composta por áreas jardinadas, gramados e bosque. Destacam-se aroeira-mansa, cuvitinga, espatódea, leucena, maricá, pitangueira e suinã.

Inventário de flora 2018.

O parque conta também com composteira, horta, viveiro e participa do Programa de incentivo permanente à arborização urbana.

 

Curso

Horta, compostagem e produção de mudas em garrafas pet. (aula teórica e prática)

Datas: 01/06, 08/06, 22/06, 29/06 e 06/07 todas as quintas-feiras

Horário: 09h às 12h

 

ÔNIBUS:
6018-10 -Jd. Icaraí -Terminal Santo Amaro
6110-10 - Conj. Hab. Palmares-Aeroporto
637J-10 - Vila São José -Pinheiros
677V-10 - Jd. Alpino-Metrô Jabaquara
+ informações: www.sptrans.com.br