Parque Linear Aristocrata

 Sul                              

 

Rua Pamela Barton na esquina com a Rua Cultura popular, na altura da Av. Dona Belmira Marin, nº 4.880, no Distrito de Grajaú
Inaugurado em: 27/09/2023
Decreto de Criação Nº 53.335, de 3 de Agosto de 2012
Subprefeitura de Capela do Socorro
Área total: 39.862,00 m²
Funcionamento: diariamente das 6h às 18h

INFRAESTRUTURA

O parque inclui caminhos e pista de caminhada, edifício administrativo com sanitários, guarita, salas para os serviços do parque, edifício de vestiário para os times de futebol, campo de futebol com arquibancada, parquinho, redário, área de exercícios, anfiteatro com edifício de apoio, deck e área de sol, quiosque e área de pomar.

PARTICULARIDADES

Na articulação para a criação do Parque Linear Aristocrata, constituído na década de 1960 como um clube de campo do Aristocrata Clube e símbolo de resistência ao racismo existente em São Paulo, promove-se e valoriza-se, por meio da educação ambiental o resgate histórico do território, com a conservação ambiental aliada à sociabilidade.

O BAIRRO

Grajaú é um distrito do município de São Paulo, localizado na Zona Sul. É administrado pela subprefeitura da Capela do Socorro, dentro da região administrativa da Zona Sul de São Paulo. Seus limites são os distritos de Pedreira, Cidade Dutra, Parelheiros e os municípios de São Bernardo do Campo e Diadema. Fica a 26 km da Praça da Sé e 14 km dos principais bairros da zona sul da cidade como Santo Amaro e Jabaquara. Atualmente, possui uma população de aproximadamente 445 mil habitantes, sendo o mais populoso distrito da capital.
Hoje, o Grajaú vem mostrando um forte desenvolvimento com grandes construções tanto na área residencial quanto na área comercial, mas ainda é um dos distritos mais pobres do município.

FAUNA
Foram registrados 37 animais silvestres registrados em sua área. São 36 espécies de aves e um primata, o sagui.
Entre as aves observadas destacamos duas endêmicas, com distribuição restrita à Mata Atlântica, o chamativo pica-pau-de-cabeça-amarela e o tímido pichororé. Estão presentes também pássaros visitantes, com hábitos migratórios, observados somente na primavera e verão, como o suiriri, a peitica e o caneleiro.
É possível apreciar na área o canto dos sabiá-laranjeira, sabiá-branco e do pia-cobra. Nas copas das árvores pode-se admirar o sanhaço-cinzento, o sanhaço-do-coqueiro, a saíra-amarela e a figuinha-de-rabo-castanho.
O parque conta ainda com a presença do papagaio-verdadeiro, espécie considerada quase ameaçada de extinção no Estado e no Brasil, o periquitão e o pequenino tuim, todas elas são aves que podem ser extintas num futuro próximo caso o comércio não seja regulado.
Voando alto no céu, é possível observar o deslocamento de bandos de biguás em formação típica, em “V”, indicando a proximidade com a Represa Billings.
O parque é local de reprodução do popular carcará, um dos maiores falcões que constroem seus ninhos no alto das copas das árvores. Bandos do belíssimo bico-de-lacre podem ser vistos se alimentando de sementes de capins que crescem espontaneamente no local.


FLORA

Foram identificadas 20 espécies de plantas vasculares, incluindo angiospermas, gimnospermas e pteridófitas, sendo 9 nativas do munícipio de São Paulo.
9 Espécies nativas: jerivá (Syagrus romanzoffiana), assa-peixe (Vernonanthura), ipomeia (Ipomoea), tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia), cedro (Cedrela fissilis), cambuci (Campomanesia phaea), jaborandi (Piper), (Solanum) e embaúba-branca (Cecropia pachystachya).
4 Espécies exóticas cultivadas: sibipiruna (Cenostigma pluviosum), tipuana (Tipuana tipu), falsa-seringueira (Ficus elastica) e eucalipto (Eucalyptus).
3 Espécies exóticas subespontâneas: mangueira (Mangifera indica), picão-branco, botão-de-ouro (Galinsoga parviflora) e bananeira (Musa x paradisiaca).
4 Espécies exóticas invasoras: pau-d’água (Dracaena fragrans), mamona (Ricinus communis), leucena (Leucaena leucocephala) e nespereira (Eriobotrya japonica).
 

COMO CHEGAR

5362/10 Parque Residencial Cocaia - Praça da Sé
5362/ 23 Parque Residencial Cocaia - Vicente Rao
6074/10 Jd. Gaivotas - Est. Jurubatuba
6078/10 Cantinho do Céu - Shopping Interlagos
6080/10 Jardim Lucélia - Shopping Interlagos
675G/10 Parque Residencial Cocaia - Metrô Jabaquara
+ informações: www.sptrans.com.br