Parque Alto da Boa Vista

 Sul                              

 

Rua Vigário João de Pontes, 779 (esquina R. Visconde de Porto Seguro) – Santo Amaro
Inaugurado 29/05/2021
Decreto de criação 44.206, de 4 de dezembro de 2003
Decreto de alteração de nome 44.926, de 25 de junho de 2004
Subprefeitura de Santo Amaro
Área de 31.000 m²
Funcionamento: diariamente das 6h às 18h

 

PROIBIDO

Circulação de bicicletas, patins, skate e esportes com bola.
Cães apenas com coleira e guia.

INFRAESTRUTURA

Caminhada, sanitários, bicicletário, rampa de acesso ao parque, praça com bancos e áreas de circulação acessíveis.

O BAIRRO

O nome corresponde a uma antiga parada de bondes, que funcionou até 1968, ano da última viagem desse tipo de transporte em São Paulo. É um bairro, como o próprio nome indica, de grande altitude, um dos mais altos da capital. Situado no distrito de Santo Amaro, na Zona Sul da capital, o Alto da Boa Vista foi colonizado por alemães e ingleses. Até a década de 50 era muito comum ouvir crianças falando em alemão nos arredores.

A ligação com São Paulo e Santo Amaro era feita pela estrada, alargada e asfaltada em 1959 e pela linha de bondes que ligava a Praça João Mendes a Santo Amaro. Além da estação "Alto da Boa Vista" na esquina da Rua Américo Brasiliense, existiam as estações "Floriano" na esquina da Rua São Sebastião, "Petrópolis" nos arredores da Fonte Petrópolis, "Frei Gaspar" e "Deodoro" na esquina da Rua Marechal Deodoro. Essa linha foi a última a ser extinta em São Paulo, no ano de 1968. O bairro era coberto por Mata Atlântica, intercalada com poucas araucárias.

FAUNA

Foram registradas 61 espécies de aves para a área. Com facilidade, pode-se avistar aves como: quero-quero, rolinha, avoante, anu-branco, sanhaço-cinzento, sanhaço-do-coqueiro, periquito-rico e pardal. Na vegetação é possível observar exemplares de alma-de-gato, caneleiro-de-chapéu-preto e bem-te-vi-rajado. Diversidade de beija-flores, pica-paus, sabiás, columbídeos e psitacídeos compõem também a avifauna local.

FLORA

Sua FLORA é composta por três origens: nativa no município de São Paulo - aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia Raddi), assa-peixe (Vernonanthura sp.), capitão-do-mato (Cordia sellowiana Cham.), jaborandi (Piper sp.), embaúba branca (Cecropia pachystachya Trécul), exótica cultivada - aspargo (Asparagus sp.), eucalipto (Eucalyptus sp.) e exótica subespontânea - ipê-de-jardim (Tecoma stans (L.) Juss. ex Kunth), mamona (Ricinus communis L.), abacateiro (Persea americana Mill.), bananeira (Musa x paradisiaca L.), , goiabeira (Psidium guajava L.) e lírio-do-brejo (Hedychium coronarium J.Koenig).
Veja todas as espécies de vegetação acessando o link: 2021 Parque Alto da Boa Vista.

PARTICULARIDADES

O Parque Alto da Boa Vista tem história na região, ali nasce o córrego Lavapés, como era conhecido e hoje é chamado de Poly.

Quando os tropeiros de São Paulo chegavam em Santo Amaro, em meados do século 17, era no Parque Alto da Boa Vista que eles paravam para descansar e se limpar no Córrego que era conhecida por uma espécie de divisão de caminhos, seguido por um lado chegava-se à estrada da Vila Santo Amaro. Seguindo pelo outro lado, tomava-se o caminho para o litoral, no sentido de Itanhaém.
O Parque será um local para apreciar a natureza que é uma área ambiental rica já que tem flora e fauna peculiares e preservadas, assim como o pássaro Anu, que desperta também a ideia de se promover educação ambiental no parque.

CONSELHO GESTOR

Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais.

Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA .

COMO CHEGAR

476A/10 Terminal Santo Amaro / Ipiranga
637P/10 Terminal Santo Amaro / Terminal Pinheiros
6500/10 Terminal Santo Amaro / Term. Bandeira
669A/10 Terminal Santo Amaro / Term. Princesa Isabel
695T/10 Term. Capelinha / Metrô Vila Mariana
695V/10 Term. Capelinha / Metrô Ana Rosa
856/R Socorro / Lapa
Metrô - O parque fica a uma distância de 1,5 km (a pé) da Estação Alto da Boa Vista – Linha 5 Lilás
+ informações: www.sptrans.com.br

 

  Siga a SVMA nas redes sociais