Linear Castelo

Orla da Represa de Guarapiranga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Zeferino Borges Barreto, 260 - Cidade Dutra
Prefeitura Regional de Capela do Socorro
Área: 103.337 m²
Funcionamento: 07h às 18h diariamente
Telefone: (11) 5666-1680

INFRAESTRUTURA

Bosque com árvores nativas, trapiche, caminho de terra batida, deck flutuante, mirante observatório para contemplação, portaria, aparelhos de ginástica de baixo impacto, bebedouro e sanitários.

PARTICULARIDADES

Implantado em 2008 em parceria com a Subprefeitura, é um dos parques da Orla da Represa Guarapiranga, estratégia do Programa Operação Defesa das Águas.

Apresenta vegetação composta por eucaliptal com sub-bosque, campo de várzea e vegetação aquática. Destacam-se aguapé, crindiúva, erva-de-bicho-gigante, fruta-de-sabiá, gramíneas, mussambê, pinheirinho-d’água e tapiá-guaçu.

Inventário de flora 2018.

Foram registradas 80 espécies de fauna, sendo 78 de aves e duas de mamíferos. Estes últimos estão representados por roedores semi-aquáticos, a capivara e o ratão-do-banhado. Dentre as aves, ocorrem espécies endêmicas da Mata Atlântica: tiriba-de-testa-vermelha, pica-pau-anão-de-coleira e arredio-pálido. Bandos de papagaios chamam atenção pela beleza e gritaria, que soa como “crau, crau, crau...”. Os gritos escandalosos do carão contribuem significativamente para a algazarra. Abundam aves aquáticas e de brejos, a exemplo de marrecas silvestres (irerês, ananaís, caneleiras etc.), frangos-d’água, saracuras, mergulhões, garças e socós, além da presença ilustre do pernilongo-de-costas-brancas, ave alvinegra de bico fino, que fuça ativamente a lama em busca de invertebrados. Colhereiros também foram avistados. No reconhecimento dessa biodiversidade, o parque, dentre outros usos, foi criado com objetivo de estimular a prática de observação de aves e dispõe de mirante e caminhos flutuantes que dão conforto e acessibilidade ao observador.

ÔNIBUS:
5632/10 – Residencial Cocaia/Praça da Sé
6970/10 – Terminal Grajau/ Terminal Santo Amaro
5362/23 – Vila São José/ Praça da Sé
6913/21 – Terminal Varginha/Terminal Bandeira

+ informações: www.sptrans.com.br