Eucaliptos

 Sul                              

Mosaico com quatro fotografias sendo a primeira de arbustos altos com folhas verdes escuras e tronco de árvores, a segunda de um escorregador de madeira verde sobre a areia, a terceira de uma trilha com árvores e arbustos nas laterais, e a quarta galhos com poucas folhas em tom rosado.

Rua Ministro Guimarães, 280 – Morumbi
Inaugurado em 07/03/1995
Subprefeitura do Campo Limpo
Área: 15.447.57 m²
Aberto diariamente das 7h às 18h
Telefone: (11) 3743-2257 
Decreto Nº 41.764 de 7 de março de 2002

 

CONHEÇA E ACESSE o Plano Diretor deste Parque e também seus Anexos, que incluem:

INFRAESTRUTURA

Playground, áreas de estar, paraciclos, trilha, pista de Cooper, sanitários e viveiro de mudas. É proibida a entrada de animais domésticos no parque.

PARTICULARIDADES  

O Parque dos Eucaliptos foi criado com o objetivo de conservar essa pequena área para a comunidade e para a qualidade ambiental da região. O local pertencia a uma chácara, posteriormente preservada como espaço verde do condomínio implantado no entorno.

Com uma FAUNA rica, há registro de 27 espécies de aves e 8 borboletas. Dentre as aves podemos destacar o beija-flor-tesoura, rolinha, sabiás (laranjeira e barranco), cambacica, joão-teneném, corruíra, pitiguari, tico-tico e chopim. Com a chegada da primavera, o parque recebe espécies migratórias, como o suiriri e o bem-te-vi-rajado, que ali nidificam. Podem ser observados rapinantes, como gaviões-carijós e caracarás. O pica-pau-decabeça-amarela ou joão-velho chama a atenção pela sua beleza e fortes bicadas proferidas nos troncos das árvores à procura de larvas de insetos.

A vegetação, de eucaliptal com sub-bosque, áreas ajardinadas e bosque heterogêneo, traz os seguintes destaques de FLORA; bananeira (Musa x paradisiaca), cafeeiro (Coffea arabica), cedro-de-bussaco (Cupressus lusitanica), eucalipto (Eucalyptus sp.), figueira-benjamim (Ficus benjamina), jatobá (Hymenaea courbaril), macaúba (Acrocomia aculeata), paineira (Ceiba speciosa), palmito-jussara (Euterpe edulis), pau-brasil (Paubrasilia echinata), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), pinheiro-do-brejo (Taxodium distichum), seafórtia (Archontophoenix cunninghamiana), sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides), tipuana (Tipuana tipu), urucum (Bixa orellana) e uva-japonesa (Hovenia dulcis).
Já foram registradas 44 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis), palmito-jussara (Euterpe edulis) e pau-brasil (Paubrasilia echinata). Também foram registradas 46 espécies de briófitas.
Inventário de flora 2021.

O BAIRRO
O bairro do Morumbi "era do outro lado da colina", e os acessos para o mundo além Rio Pinheiros se limitavam a algumas poucas ruas e avenidas, alguma delas de terra. Por isso mesmo, nasceu com status de bairro nobre, com residências de grande porte. A década de 60 foi decisiva para o crescimento do bairro: além da inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo (São Paulo Futebol Clube), em outubro de 1960, no ano seguinte foi entregue a nova sede da Escola Graduada Americana, na Avenida Giovanni Gronchi, e o Colégio Santo Américo, em uma travessa da mesma avenida.

Em 1964, o governador Adhemar de Barros negociou a mansão pertencente à família Matarazzo, em troca de dívidas fiscais do grupo com o Estado, fazendo dali a sede do governo do Estado, desde 1970. Apesar da ocupação, o bairro nunca perdeu seu sentimento de preservação ambiental, presente em 1948, nos projetos concebidos e desenvolvidos por Oscar Americano, deixando claro o seu pioneirismo.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR?
6837-10 – Shop. Portal / Term. Capelinha
8026-10 – Jd. Ingá / Butantã
807M-10 – Term. Campo Limpo / Shopping Morumbi
775F-10 – Jd. das Palmas / Hosp. das Clínicas
+ informações: www.sptrans.com.br

  Siga a SVMA nas redes sociais