Sete Campos

 Sul                              

 

Mosaico com quatro fotografias sendo a primeira de uma flor vinho, a segunda de uma mesa de xadrez sobre a grama com uma quadra de futebol ao fundo, a terceira de uma arquibancada circular de concreto na cor verde e vermelho, e a quarta campo aberto com grama baixa e algumas árvores de troncos finos.

Estrada do Alvarenga, s/n
Inaugurado em 2010
Subprefeitura de Cidade Ademar
Área: 83.267 m²
Decreto em fase de regulamentação
Aberto diariamente das 7h às 19h

 

INFRAESTRUTURA

Equipamentos de ginástica, sanitários, rampa de entrada do parque e áreas de circulação acessíveis, estacionamento gratuito, pista de caminhada, quadra para tênis, basquete e futebol, área para skate e teatro romano.

ATENÇÃO: O USO DO CAPACETE É OBRIGATÓRIO NAS ÁREAS PARA SKATE.

PARTICULARIDADES
A região onde foi implantado o parque era composta por um braço da Represa Billings. Com o tempo, a área foi sendo aterrada devido à construção da estrada do Alvarenga, ocasionando invasão da área. O projeto do parque, elaborado em parceria com a Prefeitura Regional, prevê obras de melhoria no córrego e equipamentos de lazer e esporte.
Possui vegetação composta por gramado, arborização esparsa e vegetação ruderal nos taludes dos córregos. Destaques da FLORA: anil (Indigofera suffruticosa), assa-peixe (Vernonanthura polyanthes), figueira-benjamim (Ficus benjamina), girassol-mexicano (Tithonia diversifolia), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), jerivá (Syagrus romanzoffiana), leucena (Leucaena leucocephala), mangueira e tipuana (Tipuana tipu). Já foram registradas 41 espécies vasculares. Inventário de flora 2021.

O BAIRRO
Cidade Ademar é um bairro relativamente novo, surgido na década de 1960, sendo cortado por sete grandes corredores: as avenidas Cupecê, Washington Luís, Yervant Kissajikian, Nossa Senhora do Sabará, trecho das Nações Unidas, cruzamento da Interlagos com Washington Luís, Estrada do Alvarenga e Av. Alda, que faz divisa com o município de Diadema. Seus bairros e vilas surgiram devido ao grande impulso de processo de urbanização com decadência dos grandes fazendeiros, que eram obrigados a lotear suas terras.

Além de atender a uma classe operária relativamente nova, o bairro também atraiu os migrantes que abandonaram seus estados durante o êxodo rural da década de1970 – conhecido como a expulsão do homem do campo para as grandes cidades. Esse movimento contribuiu para o aumento populacional da região, já que os loteamentos acenavam para a possibilidade de um pedaço de terra mediante o parcelamento.

Até 1996, Cidade Ademar pertencia à região Administrativa de Santo Amaro, tornando-se assim sua área periférica; com a criação da Subprefeitura de Cidade Ademar, a partir de 1997, e de novo decreto publicado em dezembro de 2000, foram corrigidas algumas distorções em relação à divisão geográfica por distrito.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR ?
5011/10 – Eldorado / Sto. Amaro
5012/10 – Vl. Guacuri / Jabaquara
5018/10 – Shop. Interlagos / Jabaquara
5024/10 – Missionária / Sto. Amaro
5024/31 – Missionária / Sto. Amaro
5106/10 – Jd. Selma / Lgo. São Francisco
5106/31 – Jd. Selma / Metrô Ana Rosa
5127/10 – Vl. Guacuri / CPTM Jurubatuba
5128/10 – Jd. Apurá / Metrô Conceição
5175/21 – Balneário São Francisco / Pq. Ibirapuera
517J/10 – Jd. Selma / E.T. Água Espraiada
5194/10 – Jd. Apurá / Pq. Ibirapuera
546A/31 – Jd. Apurá / Sto. Amaro
546A/41 – Jd. Apurá / Col. Sta. Maria
546T-10 Vl. Guacuri / Term. Sto. Amaro
5757/51 – Pedreira / Metrô Conceição
5791/21 – Eldorado / Metrô Jabaquara
607A/21 – Jd. Apurá / CPTM Jurubatuba
N637/11 – Metrô Jabaquara / Vl. Missionária
N640/11 – Term. Sto. Amaro / Eldorado

+ informações: www.sptrans.com.br

  Siga a SVMA nas redes sociais