Linear do Fogo

 Norte                           

 

Mosaico com quatro fotografias sendo a primeira de uma árvore com galhos longos e finos com algumas folhas verdes e flores vermelhas, a segunda de um banco de concreto sobre a grama verde e árvores ao fundo, a terceira de um campo aberto com uma árvore de galhos entrelaçados e torcidos com folhas em tons de verde claro e escuro, e a quarta de um campo aberto com mesas e bancos de concreto em formato circular nas cores laranja e azul.

Vias de Acesso: Estrada de Taipas e Rua Camilo Zanotti
Inaugurado em 2008
Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá
Decreto em fase de regulamentação
Área: 35.445 m²
Aberto 24h

 

INFRAESTRUTURA
Possui quadra poliesportiva, quadras de areia, playgrounds, caminhos, gramados, áreas de estar e pista de skate.

PARTICULARIDADES
O parque contou com projeto e obra realizados pela Subprefeitura Pirituba, tendo como objetivo a recuperação ambiental do Córrego do Fogo e suas margens, a implantação de equipamentos esportivos e lazer e a relocação da população em área de risco.

Sua vegetação é composta por arborização esparsa, áreas ajardinadas e vegetação ruderal nos taludes do córrego. Destaques da FLORA: angico (Anadenanthera colubrina), embiruçu (Pseudobombax grandiflorum), faveira (Peltophorum dubium), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jequitibá-rosa (Cariniana legalis), mulungu (Erythrina falcata), paineira (Ceiba speciosa), pau-formiga (Triplaris americana), sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides) e tarumã-branco (Citharexylum myrianthum). Já foram registradas 56 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: jequitibá-rosa (Cariniana legalis) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2021.

Por estar localizado em área próxima ao Parque Pinheirinho d’Agua, é possível observar o mesmo perfil de espécies de FAUNA, onde foram registradas 93 espécies, sendo 19 insetos (borboletas e joaninhas), um réptil (cobra parelheira), um mamífero (caxinguelê) e 70 aves. Dentre as aves, destacam-se espécies de áreas úmidas e descampadas como a saracura-sanã, curutié, pia-cobra, filipe, joão-teneném, joão-botina-do-brejo (endêmica da Mata Atlântica), garibaldi, choca-de-chapéu-vermelho, avoante, quero-quero, pica-pau-do-campo e os anus. Também foi registrado no parque o guaxe, uma ave bonita com canto chamativo e que possui poucos registros no município de São Paulo. Falando de borboletas, também visita o parque a ilustre borboleta-monarca que faz extensas migrações por todo o continente americano.

O BAIRRO
Ao norte da cidade, a região que abrange os distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos tem uma população de aproximadamente 437,5 mil habitantes, em uma área de 54,7 km². Sua origem é registrada no século XIX a partir da existência de grandes fazendas de café, de propriedade de figuras importantes, como o médico Luiz Pereira Barreto e o brigadeiro Tobias. Juntos, tiveram força política para atrair uma estação ferroviária, visando o escoamento da produção cafeeira até o porto de Santos.

O nome Pirituba vem do tupi e é o resultado da palavra "piri" (vegetação de brejo) com o aumentativo "tuba" (“muito”). A inauguração da Estação de Trem ocorreu em 01 de fevereiro de 1885. Com o sucessivo partilhamento de terras pelos herdeiros das fazendas, os loteamentos fizeram surgir os bairros próximos, como Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José. Já o nome Jaraguá significa Gruta (ou Vale) do Senhor ou Senhor dos Vales. Abriga, além do pico, a estação de trem do Jaraguá aberta em 1891 com o nome original, Taipas, para só então ser alterado para Jaraguá.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR 
8006/10 – Jd. Donária / Term. Pirituba
8009/31 – Cid. d'Abril 3ª Gleba / Term. Pirituba
8016/10 – Jd. Rincão / Term. Pirituba
8194/10 – Perus / Term. Cachoeirinha
819A/10 – CPTM Vl. Aurora / Jd. Primavera
847J/10 – City Jaraguá / Jaguaré
847J/21 – City Jaraguá / Lapa
848L/10 – Recanto Dos Humildes / Term. Pirituba
8544/10 – Cid. d'Abril 3ª Gleba / Pça. do Correio
8594/10 – Cid. d'Abril / Pça. Ramos De Azevedo
888P/10 – Perus / COHAB Taipas
9011/10 – CPTM Jaraguá / Term. Cachoeirinha
9011/21 – CPTM Jaraguá / City Jaraguá
9188/10 – Capela Da Lagoa / Lapa
971R/10 – CPTM Jaraguá / Metrô Santana
971R/42 – CDHU Voith / Metrô Santana
971R/51 – Chica Luisa / Metrô Santana
N135/11 – Term. Pirituba / Jd. Donária
N137/11 – Term. Pirituba / Perus
+ informações: www.sptrans.com.br

  Siga a SVMA nas redes sociais