Linear Água Vermelha

 Leste                         

 

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto parquinho com brinquedos em vermelho, a segunda foto trilha com muitas árvores ao redor, a terceira foto mesa vermelha com bancos verdes, a quarta foto equipamento da academia da terceira idade em tom de verde e azul.

Avenida Euclides Fonseca (perpendicular à Av. Marechal Tito, altura do nº 1200)
Jd. Miragaia
Inaugurado em 17/06/2009
Subprefeitura de Itaim Paulista
Área: 126.634m² (1ª fase)
Telefone: (11) 2561-5654
Decreto em fase de regulamentação
Aberto 24h


INFRAESTRUTURA
Campo de futebol, miniquadra de futebol, mesas para jogos, pista para caminhada, arena aberta, área para contemplação, aparelhos de ginástica e pista de skate.

ATENÇÃO: O USO DO CAPACETE É OBRIGATÓRIO NAS PISTAS DE SKATE.

PARTICULARIDADES
Localizado no extremo leste de São Paulo, a primeira fase do parque foi construída em parceria com a Subprefeitura do Itaim Paulista.

Sua avifauna é composta principalmente por espécies tolerantes a ambientes antrópicos, como: quero-quero, periquito-rico, rolinha, joão-de-barro, suiriri-cavaleiro, bem-te-vi, andorinha-pequena-de-casa, corruíra, cambacica, sanhaçu-cinzento, ferreirinho-relógio, sabiá-laranjeira, bico-de-lacre e pardal.

Vegetação com áreas ajardinadas, bosques, gramados, arborização esparsa e vegetação ruderal ao longo do córrego. Destaques da FLORA: aldrago (Pterocarpus rohrii), alfeneiro (Ligustrum lucidum), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), aroeira-salsa (Schinus molle), chapéu-de-sol (Terminalia catappa), embaúba-branca (Cecropia pachystachya), eucalipto (Eucalyptus sp.), figueira-benjamim (Ficus benjamina), guapuruvu (Schizolobium parahyba), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), jaqueira (Artocarpus heterophyllus), jerivá (Syagrus romanzoffiana), paineira (Ceiba speciosa), palmeira-triângulo (Dypsis decaryi), pau-de-balsa (Ochroma pyramidale), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-formiga (Triplaris americana), sansão-do-campo (Mimosa caesalpiniifolia), seafórtia (Archontophoenix cunninghamiana), suinã (Erythrina speciosa), tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia), tarumã-branco (Citharexylum myrianthum) e tipuana (Tipuana tipu). Já foram registradas 65 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: jequitibá-rosa (Cariniana legalis) e pau-brasil (Paubrasilia echinata). Inventário de flora 2021.

O BAIRRO 
A Subprefeitura do Itaim Paulista é cortada por seis córregos no sentido norte-sul que deságuam no rio Tiête; são eles: Itaquera-Itaqueruna, Água Vermelha, Lajeado, Itaim, Tijuco Preto e Três Pontes. A presença das águas em abundância fez prosperarem as olarias, no início do século passado; esse trabalho se multiplicou acompanhou o desenvolvimento da cidade, cada vez mais consumidora de materiais de construção. Pedregulhos e areia eram extraídos do rio Tietê.

A região do Itaim começou a receber seus primeiros moradores apenas no final do século18. Com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte, antiga Central do Brasil, no século 19, o bairro iniciou seu desenvolvimento, com casas surgindo ao longo das margens dos trilhos. Em 1957, o Itaim Paulista ganhou sua primeira paróquia, a de João Batista. Juntamente com o desenvolvimento econômico, o Itaim conquistou sua emancipação política. Em 1980 a região foi elevada à condição de distrito autônomo, desmembrando-se de São Miguel Paulista.

A população lota os principais equipamentos públicos, dentre eles três áreas verdes (Parque Chácara das Flores, Parque Santa Amélia e Parque Chico Mendes). O Clube Escola José Ermírio de Moraes, os dois CEUs, os Centros Desportivos Comunitários (CDCs) e a Casa da Cultura são alguns bons exemplos de espaços de cultura e lazer distribuídos pelo distrito.

CONSELHO GESTOR:
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR?
213C/10 – Vl. Califórnia / Itaim Paulista
3002/10 – São Miguel / Jd. Mabel
3001/10 – Term. São Miguel / Itaim Paulista
2626/10 – Term. Pq. D. Pedro II / Jd. Nazaré
273X/10 – Metrô Artur Alvim / Jd. das Oliveiras
2772/10 – Metrô Penha / Jd. Nazaré
2031/10 – Term. A. E. Carvalho / Cid. Kemel II
3459/10 – Term. Pq. D. Pedro II / Itaim Paulista
2076/10 – Term. Penha / Jd. das Oliveiras
307C/10 – Metrô Artur Alvim / Conj. Encosta do Norte
2666/10 – Term. Pq. D. Pedro II / Jd. Camargo Velho
273D/10 – Metrô Artur Alvim / Pq. D. João Nery
2766/10 – Metrô Itaquera / Jd. Camargo Velho
2016/10 – São Miguel / Jd. das Oliveiras
263C/10 – Jd. Helena / COHAB II
+ informações: www.sptrans.com.br

 

  Siga a SVMA nas redes sociais