Área de Preservação Savoy

 Leste                         

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto de árvores com folhas grandes e verdes, a segunda foto grama alta e árvores com galhos finos, a terceira foto folhas verdes com pequenas flores vermelhas e algumas madeiras sobre o chão, a quarta foto grama verde com árvores ao fundo. 

Rua Plácido Nunes c/ Rua Vicente José Luchetti - Cidade Líder
Decreto de criação nº 53.646, de 19 de dezembro de 2012
Subprefeitura de Itaquera
Área: 8.810 m² (inicial) / 10.784,80m² (total)
Reserva – fechado ao público

Parque fechado ao público. São realizadas visitas com finalidade científica, agendadas pelo telefone 5187-0253. 

PARTICULARIDADES
Esta área de preservação cercada foi criada pelo Decreto 53.646, de 19 de dezembro de 2012, e está localizado entre as Ruas Vicente José Luchetti, Ribamar, Plácido Nunes e Elpídia Gomes de Oliveira, no distrito de Cidade Líder, na Zona Leste da capital. Em sua área está uma nascente formadora do córrego Mandy, que deságua no córrego Guaiaúna, afluente do Rio Aricanduva.

Sua vegetação é composta por bosque heterogêneo, campo antrópico e arborização esparsa. Destaques da FLORA: aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), caracasana (Euphorbia cotinifolia), cítrus (Citrus sp.), eucalipto (Eucalyptus sp.), falsa-seringueira (Ficus elastica), goiabeira (Psidium guajava), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jambeiro (Syzygium jambos), pau-brasil (Paubrasilia echinata), urucurana (Croton urucurana) e xique-xique (Brasiliopuntia brasiliensis). Já foram registradas 63 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).  Inventário de flora 2021.

O BAIRRO
A Cidade Líder pertence à região de Itaquera e surgiu a partir de um grupo de barrados instalados em 1950. O surgimento da Cidade Líder vem de um loteamento feito a partir de 1945 pelo empresário Francisco Munhoz (irmão de Jose Munhoz, fundador da Vila Brasilândia e de mais de uma dezena de pequenos bairros). O loteador gostava da palavra Líder – tanto é que sua grande empresa era Liderança Capitalizações e sua construtora, a Líder Empreendimentos. O crescimento foi rápido e desordenado, e assim toda a área foi ocupada.

O espaço foi ocupado predominantemente por migrantes nordestinos e de outros lados do Brasil que escolheram ficar ali, devido aos baixos preços dos aluguéis e dos terrenos. O mesmo progresso que deu nova fisionomia à região de morros – cujas elevações evidenciam o trabalho erosivo das águas superficiais – também transformou seus moradores em verdadeiros líderes, driblando as adversidades e lutando por melhorias.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR?
3728/10 – Pq. Savoy City – Metrô Artur Alvim
+informações: www.sptrans.com.br

  Siga a SVMA nas redes sociais