Linear da Integração Zilda Arns

 Leste                         

 

Localização: Rua Manoel Quirino de Matos, 1895, Vila Ema
Inaugurado em 16 de janeiro de 2010
Subprefeituras de Vila Prudente/ Sapopemba e São Mateus
Aberto diariamente das 6h às 18h
Área: 224.000 m²
Decreto de criação; 55.354/2010 18 de janeiro de 2010

 

INFRAESTRUTURA
Pista para pedestres, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para diversas faixas etárias. Também possui bicicletários, sanitários, quadras poliesportivas, canchas de bocha e malha, mesas para jogos de dama e xadrez, playground, campos de futebol, pista para skate, postos para uso da Polícia Militar, praças e arenas para eventos. Acessibilidade nos equipamentos de ginástica, sanitários, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação.

 ATENÇÃO: O USO DO CAPACETE É OBRIGATÓRIO NAS PISTAS DE SKATE.

PARTICULARIDADES
O parque está instalado sobre uma área linear onde estão aterradas as tubulações da adutora Rio Claro, da Sabesp, que abastece 1,4 milhão de pessoas e tem 77 quilômetros de extensão. O parque linear tem 7,5 quilômetros de extensão sendo totalmente aberto, sem grades.

Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e arborizadas e bosques heterogêneos. Destaques da FLORA: abacateiro (Persea americana), alfeneiro (Ligustrum lucidum), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), aroeira-salsa (Schinus molle), árvore-polvo (Schefflera actinophylla), cássia-javanesa (Cassia javanica), cinamomo (Melia azedarach), falsa-seringueira (Ficus elastica), figueira-benjamim (Ficus benjamina), jambolão (Syzygium cumini), jerivá (Syagrus romanzoffiana), mangueira (Mangifera indica), paineira (Ceiba speciosa), pitangueira (Eugenia uniflora) e sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides). Já foram registradas 112 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2021.

 

VOCÊ SABE QUEM FOI ZILDA ARNS?
Médica pediatra e sanitarista nascida em 25 de agosto de 1934, Zilda Arns Neumann foi a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, além de fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa – ambos organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Zilda escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública.

Como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e como diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria de Saúde daquele Estado, a profissional desenvolveu diversas especializações nas áreas de Saúde Pública e de Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil. Em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite; em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança, juntamente com Dom Geraldo Majella Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de Salvador.

Em 2004, Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Por seu trabalho, recebeu o título de Cidadã Honorária de 11 estados e 37 municípios brasileiros, 19 prêmios (nacionais e internacionais) e dezenas de homenagens de governos, empresas, universidades e outras instituições, pelo trabalho realizado na Pastoral da Criança. O reconhecimento internacional trouxe outras condecorações, incluindo a Unicef (1988) e a Wilson Fundation (2007). Faleceu em 12 de janeiro de 2010, durante terremoto que assolou a cidade de Porto Príncipe, no Haiti, quando cumpria agenda de palestras.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR 
3141-10 Term. Sao Mateus - Term. Pq. D.Pedro Ii
3141-51 Vila Ester - Term. Pq.D. Pedro Ii
372R-10 Pq. São Rafael - Metrô Belém
373T-10 Jd. Itapolis - Metro Bresser
393H-10 Terminal Amaral Gurgel - Jd. Sto André
414P-10 Vila Industrial - Penha
+ informações: www.sptrans.com.br  

 

 Siga a SVMA nas redes sociais