Raposo Tavares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Telmo Coelho Filho, 200 - Jardim Olympia
Prefeitura Regional do Butantã
Área 195.000 m²
Funcionamento: 6h às 18h
(Portões das 4h às 22h)
Telefone: (11) 3735-1372


INFRAESTRUTURA

Pista de cooper, playground, quadras poliesportivas, campo de futebol, sanitários, campinhos de terra, áreas de estar, trilhas para caminhada, churrasqueiras, quiosques e estacionamento. Dentro da área do parque funcionam também o CRESANS-BT – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutrição do Butantã, ligado à Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo; um Telecentro, ligado à Secretaria de Inovação e Tecnologia; um Ecoponto e uma central de triagem de materiais (resíduos sólidos) recicláveis, ligados à Prefeitura Regional do Butantã. Esta central, com 2 mil m² de área construída, é o maior equipamento para tratamento de resíduos sólidos da cidade.

Aos sábados e domingos, funciona no parque o programa “Bosque da Leitura”, da Secretaria Municipal de Cultura.


PARTICULARIDADES

Localizado junto à Rodovia Raposo Tavares, o parque foi o primeiro da América do Sul construído sobre um aterro sanitário. Por isso, apresenta características peculiares: seu solo é formado por camadas compactadas de lixo. Elas são revestidas por uma camada de argila (para diminuir a emanação de gases) e por outra de terra (que serve de substrato à vegetação).

Foram identificadas três espécies de répteis e 28 de aves, incluindo o periquito-rico, que possui distribuição restrita à Mata Atlântica. Aves comuns de áreas abertas foram avistadas, como coruja-buraqueira, andorinha-pequena-de-casa, suiriri-cavaleiro, chopim e tico-tico. A corujinha-do-mato é exemplo da fauna noturna. Dentre as espécies migratórias, foram vistos o suiriri e o andorinhão-do-temporal. Ao todo, há registro de 64 espécies. Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e bosques implantados. Destacam-se acácia-negra, faveira, jerivá, paineira, pau-ferro, pau-formiga, quaresmeira, pinange, resedá seafórtia, sibipiruna, tamboril e urucum.

Inventário de flora 2018.


ÔNIBUS:
477P-10 – Ipiranga – Rio Pequeno
6206-10 – Jd. D’Abril – Term. Bandeira
7002-10 – Jd. Rosa Maria- Hosp. das Clínicas
701T-10 – Jd. Paulo VI – Center Norte
714C-10 – Cohab Educandário – Lgo. da Pólvora
7454-10 – Cohab Educandário – Term. Princesa Isabel
7458-10 – Jd. Boa Vista – Estação da Luz

+ informações: www.sptrans.com.brhttp://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/sys/admin/fckeditor/editor/images/spacer.gif