Aclimação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rua Muniz de Souza, 1.119 - Aclimação
Prefeitura Regional da Sé
Área: 112.000 m²
Funcionamento: 06h às 20h
Telefone: (11) 3208-4042
Observação: o horário poderá ser alterado por ocasião da realização de exposições, comemorações ou outros eventos que justifiquem essa medida ou durante o horário de verão.

INFRAESTRUTURA

Lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica (barras), pista de Cooper e caminhada, playgrounds infantis com espaço para piquenique, estares, paraciclo, campo de futebol e sanitários. Conta ainda com a Biblioteca Temática de Meio Ambiente Raull Bopp, pertencente à Secretaria Municipal da Cultura.

PARTICULARIDADES

Criado no início do século XX com intuito de criação de gado leiteiro, o parque - antes chamado Jardim da Aclimação – era também procurado por famílias para lazer. A partir de 1983, face a ameaças de perda da área pela crescimento imobiliário, os moradores do bairro se uniram num movimento de proteção ao parque e em 1986 foi oficializado o tombamento do parque pelo CONDEPHAAT.

Três esculturas de Arcângelo Ianelli estão distribuídas pelo parque em meio ao verde: “Dança Brancos”, “O Retorno” e “Forma Corrompida”. Pintor, escultor, ilustrador e desenhista, o autodidata Arcangelo Ianelli nasceu em São Paulo no dia 18 de novembro de 1922. Iniciou seu trabalho com cenas do dia a dia, sempre a partir do cotidiano e de paisagens marinhas. Buscou o abstracionismo na década de 1960, mas incorporou o geométrico nos anos 1970. A escultura foi outra de suas paixões, consolidada nos anos 1990. Ao mesmo tempo, a pintura se tornou suave, com menor intensidade nas cores. O artista faleceu no dia 26 de maio de 2009.

Fauna

Registraram-se 85 espécies de fauna, sendo nove de borboletas, seis de peixes (tuvira e cascudos), três de anfíbios (rã-touro, rã-cachorro e sapo-cururu) e 65 de aves. No lago vivem irerês, ananaís, frangos-d’água, além de garças, savacus, socós, martins-pescadores, biguás e biguatingas que pescam grande quantidade de peixes por dia.

Aves como quero-quero, periquito-rico, joão-de-barro, sabiá-laranjeira e chopim são observadas com facilidade. Migrantes como: irré, bem-te-vi-rajado e juruviara habitam as copas das árvores de setembro a março. Com sorte, pode-se observar a coruja-orelhuda e o gambá-de-orelha-preta, animais de hábito noturno.

Flora

Vegetação com bosques implantados, inclusive sob eucaliptal (Eucalyptus sp.), áreas ajardinadas com espécies nativas e exóticas e brejo. Destaques da flora: cabreúva (Myroxylon peruiferum), guanandi (Calophyllum brasiliense), ipê-branco (Tabebuia roseoalba), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), leiteira-de-espinho (Pachystroma longifolium), magnólia-branca (Magnolia grandiflora), palmeira-coca-cola (Roystonea borinquena), primavera (Bougainvillea sp.), sete-capotes (Melaleuca leucadendra), sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides), suinã (Erythrina speciosa), tamareira-anã (Phoenix roebelenii) e tamareira-de-jardim (Phoenix reclinata). Já foram registradas 125 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).

O lago do Parque da Aclimação passou por ações de recuperação estrutural com instalação de um novo vertedouro que eliminou as enchentes no entorno e a retirada de 940 toneladas de lodo sólido. As mudanças melhoraram a qualidade ambiental do lago e contribuíram para a drenagem da região da bacia do córrego Pedra Azul.

Inventário de flora.

ATIVIDADE GRATUITA

Ginástica dançante com músicas contemporâneas
Terças, quintas e sábados, das 7h30 às 8h30
Professora Biju
Aulas gratuitas
Não é necessária inscrição prévia


Como chegar

Pode-se chegar ao parque pelas seguintes linhas de ônibus:
4114-31 - Vila Gumercindo - Terminal Parque D. Pedro II
408A-10 - Machado de Assis - Cardoso de Almeida (Trólebus)
508L-10 - Aclimação - Terminal Princesa Isabel (Circular)
857R-10 - Aclimação - Terminal Campo Limpo
+ Informações: www.sptrans.com.br