Prefeitura transforma Praça Princesa Isabel em parque e devolve à cidade área totalmente revitalizada

Ícone histórico da região central, parque foi inaugurado pelo prefeito durante o Prefeitura Presente Sé nesta quinta (11)


 

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta quinta-feira (11) o Parque Princesa Isabel, na região central, o 114º parque municipal da capital, e devolveu à cidade um de seus ícones históricos mais importantes, onde está o monumento a Duque de Caxias, para que volte a ser ponto de encontro, de lazer e de contemplação de toda a sociedade. A praça foi transformada em parque em junho de 2022 e posteriormente será transferida ao Governo do Estado, que mudará sua sede administrativa para a região.

Ao comemorar esse marco histórico para a cidade, o prefeito relembrou as condições de degradação da praça antes das intervenções, que contaram com as ações de agentes da Saúde, da ampliação dos acolhimentos e dos tratamentos aos dependentes químicos, antes do início das operações policiais e das obras de qualificação.
 



 

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, juntando os dados das ações conjuntas com o Governo do Estado, atualmente mais de 2.500 pessoas estão em tratamento contra a dependência química. “Foi preciso muita coragem para que a gente pudesse avançar, oferecer tratamento a essas pessoas, pois o que antecedeu a ação das polícias Civil, Militar e da GCM foi a ação dos agentes da Assistência Social e da Saúde. Ampliamos os nossos acolhimentos, aumentamos o número de vagas e o investimento para poder dar tratamento as pessoas que desejam”, afirmou.



 

Tanto o parque quanto seu entorno estão passando por profundas transformações durante esta gestão, que reconhece a importância desse espaço público para a cidade e está criando condições para que a população volte a se sentir atraída e segura nessa região.

O vice-governador, Felício Ramuth, citou que o esforço conjunto e as parcerias entre a Prefeitura, Governo do Estado e a comunidade estão trazendo resultados para a região. “É uma requalificação urbana e humana que tem sido feita pelas equipes do Estado e da Prefeitura”, disse Ramuth, que apontou alguns resultados desse trabalho, como a redução do número de dependentes químicos.

Ramuth afirmou ainda que a parceria vai transformar o Centro no local mais assistido e vigiado do Brasil. “Esse é o nosso objetivo e assim se dará passo a passo a transformação de um problema de 30 anos.”

Após investimento de R$ 2 milhões feito pela Prefeitura, a nova infraestrutura do Parque Princesa Isabel conta com corredores de passeio, quadra esportiva, parquinho infantil, cachorródromo e equipamentos de ginástica. As áreas verdes foram completamente recuperadas, houve poda preventiva, reforma de canteiros e calçadas, limpeza de galerias de águas pluviais, construção de um jardim de chuva para melhorar a microdrenagem, pintura e limpeza geral.

Para o subprefeito da Sé, Coronel Camilo, esse é mais um espaço revitalizado onde as pessoas vão poder se divertir no Centro de São Paulo. “Tem uma teoria que diz o seguinte: quando um ambiente está degradado, ele traz mais degradação. Mas quando o ambiente está sadio, as pessoas aumentam o pertencimento, cuidam mais do espaço, e a gente ganha mais qualidade de vida. E é isso que o prefeito está trazendo para o Centro de São Paulo”, destacou.
 


A inauguração foi feita durante o Prefeitura Presente Sé. A administração da área é de responsabilidade da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que realizou adequações para sua gestão desde janeiro. A área ganha novos usos, de lazer para os visitantes e preservação ambiental. Esse é o sexto parque entregue nesta gestão e mais seis estão em andamento. “A Prefeitura está trabalhando para transformar São Paulo em uma cidade mais verde e sustentável. Transformando um lugar que era degradado e sem uso em uma área de uso público, com acesso para todos e melhoria da qualidade de vida", ressaltou o secretário do Verde, Rodrigo Ravena. 

O prefeito Ricardo Nunes assinou em março um projeto de lei para transferir à gestão estadual a posse do parque e de todo o complexo que hoje abriga o Terminal Princesa Isabel, com o intuito de levar a sede do governo do Estado à região.

O parque, que leva o nome da princesa que assinou a Lei Áurea – de abolição da escravatura no país –, abriga o Monumento a Duque de Caxias: uma das maiores estátuas equestres do mundo. Trata-se de uma escultura de bronze platinado, com 48 metros de altura, que representa um militar essencial na luta pela independência do Brasil. Em sua base, feita de concreto, há ilustrações em alto relevo que contam a trajetória do duque. A obra é do artista Victor Brecheret, e existe desde 1960 no local.

Quem vive na região aprovou a reforma. A assistente acadêmica Monica Aparecida Silva, 55 anos, fez questão de levar seu cachorrinho, Thor, para dar um passeio. “Ficou muito lindo e seguro. Obrigada, Prefeitura, por ter feito isso por nós.”

Para a pedagoga Ana Rodrigues, 58 anos, que também mora na região, a obra vai melhorar muito a vida dos moradores e frequentadores. “Agora eu acredito que quando a Prefeitura realmente tem compromisso com a população, ela pode realizar. Dá para treinar aqui, caminhar, respirar melhor porque está mais verde. Está aprovado”, comemorou.

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais