Inventário da Fauna Silvestre 2023 é publicado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

22 novas espécies foram registradas este ano para o município

A Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) registrou 1.354 espécies no município de São Paulo em 2023, com 22 novas espécies documentadas. O levantamento constatou um total de 524 animais invertebrados, entre eles 345 lepidópteros – borboletas e mariposas, importantes indicadoras da qualidade ambiental de uma área. Os animais vertebrados somaram 830 espécies, com 57 peixes, 89 anfíbios, 59 répteis, 516 aves e 109 mamíferos.

O programa “Inventário e Monitoramento da Fauna Silvestre do Município de São Paulo” é realizado pela Prefeitura desde 1993 e busca o conhecimento, monitoramento e sistematização das informações sobre os animais silvestres em parques e demais áreas verdes estratégicas da cidade.

“É indiscutível a importância da realização do inventário e do monitoramento para conhecer a fauna silvestre da cidade e isso é constatado pela quantidade de novas espécies registradas em 1 ano”, relata a coordenadora de gestão de parques e biodiversidade municipal, Juliana Summa.




Gavião-preto (Urubitinga urubitinga), uma das 22 espécies registradas pela primeira vez no município
 

O inventário registra 172 espécies ameaçadas de extinção. Esse número representa 12,7% do total das espécies registradas para SP, indicando a necessidade de se ampliar as ações e políticas públicas para a conservação.

A publicação anual dos dados dos inventários integra a Meta 66 do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo que, vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, orientará os programas e ações comprometidos com a proteção da biodiversidade existente na cidade nos próximos anos.
 


Morfo (Morpho hercules), outra espécie inédita registrada esse ano

O Inventário da Fauna Silvestre – 2023 segue o formato digital, sendo mais dinâmico e versátil, visando atender as necessidades dos servidores, estudantes, pesquisadores e público em geral.

Confira a publicação do Inventário aqui.

 

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais