Parques Municipais terão programação do Um dia No Parque 2022

Estar em constante contato com o meio ambiente traz benefícios físicos e cognitivos no desenvolvimento de crianças de até 12 anos

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente participará da ação Um Dia No Parque (UDNP) 2022 no próximo domingo (24/07) com atividades distribuídas em cinco Parques Naturais Municipais (PNMs), 15 parques urbanos e também em parceria com as Áreas de Proteção Ambiental - APA Capivari Monos e APA Bororé-Colônia e da Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Sítio Curucutu.

Os PNMs Jaceguava, Itaim, Varginha, Bororé e Fazenda do Carmo terão visitas guiadas com capacidade máxima de 20 pessoas, às 10h e às 14h. Além deles, haverá atividades diversas de educação e preservação ambiental em quinze Parques Urbanos Municipais: Aclimação, Anhanguera, Buenos Aires, Vila dos Remédios, M’boi Mirim, Jardim da Conquista, Barragem de Guarapiranga, Nabuco, Paraisópolis, Prainha, Severo Gomes, Lions Tucuruvi, Cemucam, Linear Integração Zilda Arns e Raul Seixas. Já na APA Capivari-Monos haverá atividades de observação de aves, brincadeiras e piquenique, e a APA Bororé-Colônia oferecerá visita guiada à Casa Ecoativa com exposição de Uberê Guele, rolê cultural na Vila Histórica, graffiti ao vivo e brincadeiras de férias.

As crianças moradoras de centros urbanos estão cada vez mais distantes do nosso primeiro lar, a natureza. Essa é uma conclusão do Instituto Alana, apoiador da ação Um Dia No Parque (UDNP) 2022 e que há quase 10 anos desenvolve pesquisas sobre os benefícios da vivência em ambientes naturais na primeira fase da vida.

“Incentivamos que crianças desde muito pequenas tenham contato diário com estes espaços”, afirma Maria Isabel Amando de Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza do Instituto. Bebel, como é conhecida, explica que é muito comum que as crianças urbanas cresçam “confinadas”. “Elas estão o tempo todo sendo monitoradas em casa, na escola, são sempre conduzidas por adultos em ambientes fechados. Já na natureza, elas se sentem livres”, aponta.

De cada 10 horas de vida de uma criança, nove elas passam em ambientes entre paredes, concreto e cimento, segundo pesquisa do Instituto Alana de 2021. O contato com a terra, o ar livre e outros elementos comuns às crianças moradoras de áreas rurais é escasso para aquelas que vivem nos centros urbanos, o que traz prejuízos físicos e cognitivos para a faixa etária de 0 a 12 anos que não convive com estes espaços.

Depois do período crítico da pandemia da Covid-19, o Um Dia No Parque volta em 2022 com atividades presenciais e com várias oportunidades de interação com a natureza brasileira. Em sua 5ª edição, a ação convida as pessoas para visitarem espaços verdes em todo o país.

Organizado pela Coalizão Pró-UCs (Coalizão Pró Unidades de Conservação da Natureza), o UDNP 2022 ocorre dia 24 de julho e é uma oportunidade para crianças e pais descobrirem juntos Unidades de Conservação, parques e praças urbanas perto de casa. “Nosso objetivo é levar cada vez mais as pessoas para as áreas protegidas, e as crianças e famílias são um público especial para nós, já que este programa acaba se tornando algo constante nos planos para férias e lazer”, comenta Angela Kuczack, diretora-executiva da Rede Pró-UC e coordenadora do UDNP.


Na trilha que leva ao Parque

O Brasil tem mais de 2.500 Unidades de Conservação, divididas entre as de Uso Sustentável, como as Reservas Extrativas, e as de Proteção Integral, como Parques. Todos os estados do país têm UCs, tanto federais, como estaduais e municipais, além das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, RPPNs, que são criadas por pessoas físicas ou jurídicas e são a única categoria particular do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o SNUC, lei que rege as áreas protegidas. O objetivo do UDNP é que as pessoas frequentem todas as categorias que permitem a visitação.

É o que faz a pedagoga Lesly Monrat. Sempre que pode, ela leva os filhos para as áreas naturais de Florianópolis (SC), onde mora, “desde que eles estavam na minha barriga”, conta. Segundo Monrat, “o Tales (10) é fascinado pela água, ele pode ficar horas brincando, observando o redemoinho dos rios. E a Agnes (6) é apaixonada pelas flores que encontra no caminho”.

A família não só aproveita as áreas conservadas da região, como incentiva outros pais a fazerem o mesmo. Monrat criou o projeto Trilhas de Criança, em que grupos de pais e filhos se deliciam nas brincadeiras ao ar livre, de forma também livre. “Achamos que as crianças têm que ser protagonistas dessa interação. Elas criam as próprias brincadeiras e nós, pais, observamos e descobrimos coisas que jamais imaginamos sobre nossos filhos, como seu potencial de criatividade”.

Esta interação frequente e prazerosa é a proposta do Um Dia No Parque, que tem o slogan “De volta ao lar”. O evento estimula a ideia de pertencimento humano com a natureza. “Todo brasileiro vive perto de uma UC, mesmo sem saber, e é beneficiado por ela. O UDNP quer levar as pessoas para estas áreas e mostrar a mães e pais que elas podem ser espaços inclusivos, interessantes e convidativos para as crianças. Além disso, o mantra ‘conhecer para preservar’ é perfeito para o UDNP e os pequenos. Afinal, quanto mais a pessoa visita uma UC, mais ela gosta da área, compreende sua razão de existir, e passa a colaborar para seu fortalecimento”, aponta Joice Tolentino, gerente de relações institucionais do Instituto Semeia, organização que integra a Coalizão Pró-UCs e participa do evento desde 2018, primeiro ano da ação.

A cada ano de UDNP, o número de Unidades de Conservação (UCs) inscritas para receber o público só aumenta. Se em 2018, 65 UCs fizeram parte da ação, em 2021 mais de 350 áreas receberam visitantes para celebrar as UCs. A expectativa é que em 2022 ocorra o recorde de UCs inscritas.

As crianças não vão sozinhas a estes locais, é preciso acompanhá-las. “Recomendamos uma rotina de um piquenique na praça ou parque perto de casa uma vez por semana, um parque na cidade de vez em quando, e uma ou duas vezes por ano optar por fazer uma viagem para um Parque Estadual ou Nacional. O benefício é da criança e da família inteira”, conclui Bebel, do Instituto Alana.


Como participar?

Pela página do evento na internet, é possível descobrir qual é a Unidade de Conservação mais próxima da sua casa em todo o país, por meio de um mapa interativo e filtros. Também dá para ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque. Neste momento, Unidades de Conservação podem se inscrever para participar e propor atividade na maior mobilização pelas áreas protegidas do país pelo formulário neste link.


Sobre a Coalizão Pró-UCs

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário para a Conservação da Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservancy - TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.

 

Serviço:

  • APA Capivari-Monos/ RPPN Sítio Curucutu: Observação de aves; brincadeiras e piquenique - 8h às 14h;
  • APA Bororé-Colônia: Visita guiada à Casa Ecoativa com exposição de Uberê Guele; rolê cultural na Vila Histórica; graffiti ao vivo e brincadeiras de férias - 10h às 15h;
  • Parque Natural Municipal Jaceguava – Trilha do Saci, atividade guiada interpretativa – 20 pessoas – 14h;
  • Parque Natural Municipal Itaim – Trilha do Tatu, atividade guiada interpretativa – 20 pessoas – 10h;
  • Parque Natural Municipal Varginha – Trilha do Içá, atividade guiada interpretativa – 20 pessoas – 10h e 14h;
  • Parque Natural Municipal Bororé – Trilha do Gavião Caramujero e Trilha do Aventureiro, atividades guiadas interpretativas – 20 pessoas – 10h e 14h;
  • Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo – Trilha da Preguiça, atividade guiada interpretativa – 20 pessoas – 10h e 14h;
  • Parque Aclimação – Trilha ecológica , a partir das 10h
  • Parque Anhanguera – Comemoração do 43º aniversário do parque: corrida , das 8h às 10h, inauguração da Central de Monitoramento, das 10h às 10h30, Trilha Monitorada , das 11h às 12h, Palestra sobre Noções Básicas de Sobrevivência na Mata/Grupo dos Desbravadores, das 11h às 12h, Apresentação Brigada de Incêndio, das 13h às 14h, Reabertura do Aquário, às 14h e Apresentações de grupos culturais, das 14h às 17h
  • Parque Buenos Aires – Palestra “A floresta gera lixo? às 11h ” e Confecção de terrários e pluviômetros: importância da vegetação para o controle das mudanças do clima, às 15h
  • Parque Vila dos Remédios – Compostagem, Horta Comunitária e Trilha Ecológica, às10h
  • Parque Barragem de Guarapiranga – Palestra sobre Arborização Urbana, às 14h e Oficina Eco Bijoux, às 15h30
  • Parque Nabuco – Apresentação das espécies “Horta de PANCS”, às 9h, Oficina de “Composteira em garrafa pet”, das 15h às 16h e Manutenção do Minhocário, e o Plantio de mudas ornamentais, entre 9h às 11h 
  • Parque Paraisópolis – Compostagem, às 10h e Oficina de brinquedos recicláveis, às 11h
  • Parque Prainha – Minicurso de jardinagem que começa às 10h, Plantio na horta – PANC, às 12h e a Doação de mudas, às 13h
  • Parque Severo Gomes – Observação de insetos, aranhas e outros animais, às 9h, Doação de mudas ornamentais às 10h, Contação de histórias, às 11h e Trilha monitorada, a partir das 14h
  • Parque Lions Tucuruvi – Oficina de brinquedos recicláveis às 14h, Compostagem, às 15h e Passeio monitorado pelo parque, às 16h
  • Parque Cemucam – Plantio no Evento Corredor Ecológico, às 9h, Reciclagem (coleta de lixo eletrônico), às 10h, Educação Ambiental na comunidade, Trilhas de apresentação no Parque e trilha monitorada ambas, às 11h
  • Parque Linear Integração Zilda Arns – Caminhada de 9,5km para conhecimento do parque, às 10h
  • Parque Raul Seixas – Caça ao Tesouro (com ensinamento de reciclagem), às 14h
  • Parque Jardim M’boi Mirim – Dança Afro com o grupo Afromix, às 10h
  • Parque Jardim da Conquista - Plantio de mudas com voluntários, às 14h
     

 (Atualizado em 21/07, às 11h10)