Parque Ecológico Central do Itaim, na zona leste, tem sua área de ampliação reintegrada

Ação conjunta possibilitou a desintrusão de invasores em área municipal destinada à ampliação do parque

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente coordenou operação de desintrusão de imóvel municipal destinado à ampliação do Parque Ecológico Central do Itaim, na última quinta-feira (18/11). A ação contou com a participação de técnicos das Divisões de Patrimônio Ambiental (CPA/DPA), Difusão de Projetos de Educação Ambiental (UMAPAZ/DDPEA), e Gestão de Parques Urbanos (CGPABI/DGPU). A operação também teve a presença do Subprefeito de Itaim Paulista, Gilmar Souza Santos, e sua equipe de agentes de apoio, além de servidoras da Secretaria de Assistência Social (SMADS) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil.

 

O local estava sendo utilizado irregularmente como oficina de veículos, lava rápido e depósito de entulho, sem autorização municipal. Os agentes realizaram o cumprimento do Decreto 48.832/07, sob orientação do Departamento de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio da Procuradoria Geral do Município (PGM/DEMAP), que fixa normas de procedimentos para a defesa da posse de bens imóveis municipais. Com essa operação, foram liberados 11.664 m² que passam efetivamente a ser incorporados ao parque público. Antes da reintegração, o parque contava com 23.065 m², ao final passou a contar com 34.729 m².

 

Foram demolidas algumas construções, bem como efetuada a retirada de entulhos e carcaças de veículos. Foram fechadas as passagens nos muros e paredes por onde os invasores entravam no imóvel, assim como colocadas barreiras nas entradas.

  

A área reintegrada possui recursos hídricos e remanescentes de vegetação nativa importantes que, ao serem protegidos, constituem um ganho ambiental para a cidade e para os moradores da zona leste.
 

 

Fotografias: Moacir Fernandes (Sub-Itaim Paulista)