SVMA se reúne com conselhos da região para apresentar o projeto do Parque do Búfalos

Proposta visa trazer à área verde uma estrutura adequada para o uso em harmonia com os aspectos de preservação ambiental

No dia 21/8 a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO) e com a participação da Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU), apresentou ao Conselho Gestor do Parque Municipal dos Búfalos e ao Conselho Participativo Cidade Ademar o projeto de implantação da área verde.

O futuro Parque dos Búfalos está localizado no Distrito de Pedreira, subprefeitura de Cidade Ademar, e conta com uma área total de 650.616 m². O investimento orçado para entregar esse espaço à população é de R$ 11,3 milhões.

No encontro foram destacadas as etapas de planejamento e desenvolvimento participativo do projeto básico para o parque, que contou com a presença de alunos, pais e professores das escolas da região em oficinas organizadas pela SVMA.

Foram apresentadas as diretrizes e o conceito da proposta que busca trazer ao espaço a estrutura adequada para o uso em harmonia com os aspectos de preservação ambiental, além de garantir acessibilidade.

O projeto da área verde prevê a construção de um edifício administrativo com infraestrutura para abrigar as equipes de funcionários do parque e também contará com salas amplas para a realização de atividades educativas diversas, além de sanitários públicos. Estão previstos caminhos elevados, consolidação das trilhas, implantação de praças com equipamentos lúdicos, áreas de estar e de mirantes para contemplação da paisagem e da represa.

A equipe da DIPO explicou aos conselhos o processo conduzido para o licenciamento ambiental da obra junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que resultou no alvará de autorização das obras, além do compromisso de um plantio significativo para enriquecimento da vegetação em aproximadamente um hectare.

A participação dos Conselhos se faz fundamental a fim de dialogar e acompanhar de perto a execução do projeto, gerando assim apropriação e pertencimento à população.

O futuro Parque dos Búfalos abriga 101 espécies de animais silvestres, entre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e borboletas. A fauna da área verde tem grande influência da Represa Billings e suas margens, trechos com fragmentos de Mata Atlântica, campos antrópicos e de várzea, aspectos que ajudam a conservação da biodiversidade paulistana. A vegetação no local é bastante diversificada, composta por 150 tipos de plantas, entre arbustivas, arbóreas, trepadeiras, herbáceas, epífitas, subarbustivas e palmeiras estipe.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parcerias em prol das metas). 

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais