Pesquisadores do CiAdapta (USP) convidam técnicos da Prefeitura de São Paulo para conhecerem projeto sobre índices de adaptação urbana para as mudanças do clima

Aprimoramento de indicadores foi avaliado e discutido no encontro

Técnicos da Prefeitura estiveram reunidos na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) com pesquisadores dessa instituição de ensino, da Unicamp e da SLUCCMapping (Super Local Urban Climate Change Mapping), a convite da Prof.ª Dra.ª Gabriela Di Giulio, coordenadora do Projeto CiAdapta no dia 14 de agosto. No encontro foi discutido em como aprimorar os indicadores relativos à adaptação às mudanças climáticas nas cidades.

Os idealizadores do projeto o apresentaram e explicaram como foi elaborada a aplicação do Índice de Adaptação Urbana (UAI) na região metropolitana de São Paulo. Foram mostrados também os resultados iniciais do SLUCCMapping, ferramenta desenvolvida por Gabriel G. Perez e David Lapola, ambos da Unicamp, relacionada à infraestrutura verde da capital.

A conversa contou com técnicos representantes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), da Saúde (SMS), de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da Coordenação de Proteção e Defesa Civil, de Segurança Urbana (SMSU).

Após conhecerem como foram feitos os indicadores de adaptação das cidades brasileiras, debateram sobre como elas estão se preparando e quais políticas públicas existem e estão efetivamente sendo implementadas para reduzir os impactos das mudanças climáticas e aumentar as capacidades locais para fortalecer a gestão municipal diante de eventos extremos.

Ao final, todos se debruçaram sobre os indicadores e mapas apresentados para avaliar os resultados e como anda a agenda climática na cidade de São Paulo, com foco especial nas ações de adaptação, quais são os principais desafios e possibilidades, além de fatores fundamentais para subsidiar o avanço da produção acadêmica, que poderá apoiar as atuações planejadas pelos governos.

 

Sobre o CiAdapta

O Projeto CiAdapta é financiado pelo CNPq, e sediado na Faculdade de Saúde Pública da USP. Conta com a participação e colaboração de um grupo de pesquisadores das Ciências Sociais, Biológicas e Exatas alocados na USP, Universidade Estadual Júlio de Mesquita (Unesp), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além da colaboração da University of Michigan, Estados Unidos.

 

A reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (combate às alterações climáticas) e 17 (parceria em prol das metas). 

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais