Conheça os parques municipais com cachorródromos

Quatro áreas verdes estão disponíveis para um passeio especial para os cães

São Paulo possui diversos espaços gratuitos destinados aos cães distribuídos por todas as regiões da cidade, em praças, parques e centros esportivos, que proporcionam ótimas opções de passeio, já que são locais com todas as condições adequadas para a saúde e o bem-estar dos animais.

Os cachorródromos são locais delimitados para que cães possam brincar, correr, rolar com outros cachorros sem a necessidade do uso de coleiras. Ambientes com vasta área verde (gramado e árvores), obstáculos, rampas, pequenos túneis e pontos com bebedouros próprios para que os bichinhos possam se refrescar e se hidratar.

Assim como nós, humanos, os pets possuem a necessidade de praticar exercícios, conhecer outros lugares além de suas casas e de se socializar com os amigos peludos. Manter uma rotina de passeios é indispensável, já que o sedentarismo canino é responsável por uma série de problemas de saúde na vida dos nossos amigos de quatro patas. Cães também ficam obesos, diabéticos e até depressivos, além das implicações respiratórias e cardiovasculares.

O melhor horário para passear de dia com o seu cachorro é aquele em que a temperatura esteja agradável, geralmente antes das 10h da manhã. Esse cuidado deve tomado principalmente no verão quando as temperaturas são mais altas e os dias são mais quentes.

Cachorródromo Parque Buenos Aires 


Instruções para o uso dos Cachorródromos:

Lembre-se de recolher as fezes dos pets, prezando pelo bem-estar de todos ao redor.

Lei Estadual N°11.531, de 11 de novembro de 2003

Uso obrigatório de guia enforcador e focinheira para cães das raças: Mastim Napolitano; Pit Bull; Rottweiler; American Staffordshire; Terrier; raças derivadas ou variações.

Lei Municipal N°13.131, de 18 de maio de 2001

Proibido cão fora da guia e coleira, exceto no espaço do Cachorródromo.

Confira onde levar o seu pet para passear gratuitamente em São Paulo:

 

Parques Urbanos Municipais

Os cachorródromos estão disponíveis nos parques da Aclimação, Augusta, Buenos Aires e Burle Marx. O Parque Ibirapuera, administrado pela concessionária Urbia Parques, também conta com um espaço destinado aos bichinhos.

Vale lembrar que mesmo sem contar com espaços específicos, todos os parques urbanos municipais aceitam pets, conforme estabelece a legislação em vigor: Lei nº 13.131 / 2001, Decreto nº 48.533/04 e a regulamentação individual de cada parque.

Em todos eles o uso de guias e coleiras é obrigatório para garantir o convívio seguro entre os animais e os visitantes. Além disso, cachorros das raças Pit Bull, Rottweiller, Mastin Napolitano, American Staffordshire Terrier e raças mestiças também precisam fazer o uso de focinheira.

Há restrição de animais domésticos apenas nos Parques Naturais Municipais (PNMs), por se tratarem de Unidades de Conservação, áreas legalmente protegidas para preservação da biodiversidade.

Cachorródromo Parque da Aclimação

Parque da Aclimação

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação

Aberto das 5h às 20h

Parque Augusta

Endereço: Rua Augusta, 344 / Rua Caio Prado, 230/232 – Consolação

Aberto das 5h às 21h

Parque Buenos Aires

Endereço: Avenida Angélica, 1.500 – Higienópolis

Aberto das 6h às 19h

Parque Burle Marx

Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 - Morumbi

Aberto das 7h às 19h

 

 

Esta reportagem contempla o ODS 15 (vida sobre a terra).

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais