43ª Festa das Cerejeiras ocorre no início de agosto no Parque do Carmo

Tradicional evento de florada e confraternização será realizado no primeiro e segundo finais de semana do mês

A Festa das Cerejeiras terá sua 43ª edição este ano, ela ocorrerá no primeiro e no segundo finais de semana de agosto, dias 4 e 11 (sextas-feiras) das 12h às 17h e nos dias 5, 6, 12 e 13 (sábados e domingos) das 9h às 17h. O evento é organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). A confraternização é realizada desde 1981 no Parque do Carmo, situado na zona leste, recebendo sempre um grande público. O objetivo da festa é mostrar a florada e incentivar os visitantes a apreciarem e contemplarem o belíssimo visual dessa época.

 

 

O evento contará também com apresentações de danças folclóricas, cantores e bailarinos da comunidade e grupos de Taiko, os tradicionais tambores japoneses. Terão diversos pratos típicos para o público poder saborear, como: Udon, Yakisoba, Temaki, Tempura, Sushi, o Gyoza, Sakura-moti. No Bosque os visitantes poderão apreciar as cerejeiras “Sakura” em um “Hanami”: a arte de observar as flores. Após a cerimônia de abertura, o planetário contará com uma sessão cósmica sobre a história das Cerejeiras (Sakura).

 

 

A celebração tem entrada totalmente gratuita e suas atividades serão realizadas na arena de apresentação, na praça de alimentação, no Bosque das Cerejeiras e no Planetário.

Paralelamente ocorrerá o “Tanabata”: o 3º Festival das Estrelas, quando é possível escrever seus pedidos nas tiras de papel consagradas “tanzaku”. Na cerimônia de encerramento elas serão queimadas, levando os seus pedidos às estrelas.

 

 

Serviço:

43ª Festa das Cerejeiras e 3º Festival das Estrelas “Tanabata” do Parque do Carmo

Local: Parque do Carmo

Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 — Itaquera

Datas: 4, 5, 6, 11, 12 e 13/8

 

Horários:

  • 12h às 17h nos dias 4 e 11/8 (sextas-feiras)
  • 9h às 17h nos dias 5, 6, 12 e 13/8 (sábados e domingos)

Áreas da festa: arena de apresentações, praça de alimentação, Bosque das Cerejeiras e Planetário.

 

Atrações:

  • Apresentações de grupos de danças folclóricos, cantores e bailarinos das comunidades e grupos de Taiko.
  • Pratos típicos do Japão
  • Apreciação das Cerejeiras “Sakura” em um “Hanami”: a arte de observar as flores
  • Sessão cósmica sobre a história das Cerejeiras

 

Esta reportagem contempla os ODSs 3 (boa saúde e bem-estar), 15 (vida sobre a terra), 16 (paz, justiça e instituições fortes) e 17 (parcerias em prol das metas).

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais