SVMA estará presente no evento MundoGEO Connect 2023

Equipe técnica apresentará a ferramenta GeoAmbiental, que integra o portal GeoSampa, com dados de gestão ambiental da cidade

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) compõe o time da Prefeitura de São Paulo que participa do MundoGEO Connect 2023, feira de tecnologias geoespaciais que acontece de 9 a 11 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Além da SVMA, participam a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM).

Crédito: SMUL

Na quinta-feira (11), a Prefeitura promove o ciclo de palestras “Geosampa: Infraestrutura de Dados Especiais no Poder Público”, compartilhando experiências sobre o uso dos dados geográficos em órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

A SVMA estará à frente do painel sobre o “GeoAmbiental”, com início às 15h05. A abertura da exposição será feita pelo secretário Rodrigo Ravena, seguido da fala de Ana Lúcia Fernandes de Jesus, responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação (NDTIC) da SVMA.

As explicações sobre o uso e as vantagens do GeoAmbiental serão apresentadas pelos técnicos da Divisão de Patrimônio Ambiental, da Coordenação de Planejamento Ambiental (CPA/DPA), e da Coordenação de Licenciamento Ambiental (CLA). O acesso à atividade é aberto a todos os inscritos no evento.

Crédito: SMUL

Também os técnicos da SVMA estão presentes na interação com o público no estande do Geosampa na feira, apoiando a SMUL nas demais atividades do evento.

O GeoAmbiental foi desenvolvido pela SVMA, a fim de integrar os dados referentes à gestão ambiental, tanto internos quanto externos à secretaria para disponibilizá-los aos munícipes de forma simples e transparente. A ferramenta permite o acesso a informações sobre os Termos de Compromisso Ambientais (TCA), licenças ambientais industriais, áreas contaminadas e reabilitadas. Também disponibiliza o Cadastro de Parques e Unidades de Conservação (CADPARCS), o Cadastro das Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais (CADPSA) e indicadores do Índice Biosampa.


GeoSampa
O GeoSampa (geosampa.prefeitura.sp.gov.br) é o portal que, seguindo as diretrizes do Plano Diretor Estratégico, reúne dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, dentre eles, aproximadamente 12 mil equipamentos urbanos, como os parques e as unidades de conservação, rede de transporte público, mapas geotécnicos e da vegetação da cidade, e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social.

O portal é mantido pela SMUL, sob responsabilidade da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), foi desenvolvido pela PRODAM e é uma referência para cidades que buscam inteligência no tratamento de dados georreferenciados.

O texto contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 15 (Vida sobre a terra) e 17 (Parceria em prol das metas).

 

 Siga a SVMA nas redes sociais