Dia Internacional da Mãe Terra é comemorado neste dia 22 de abril

Dia promove conscientização sobre problemas ambientais

 Um lugar com vários pinheiros com nuvens baixas

Comemorado no dia 22 de abril, o Dia Internacional da Mãe Terra, ou o Dia da Terra, surgiu em 1970 e foi escolhida pela equipe do norte-americano Gaylord Nelson. Por sua vez, o senador decidiu realizar um protesto contra a poluição no planeta no dia 22 de abril de 1970 e reuniu mais de 20 milhões de pessoas. Desde então, a data passou a ser um referencial de conscientização ambiental.

Aos poucos, o Dia da Terra se consolidou e, em 1990, passou a ser celebrada em diferentes países. Todos os anos, um tema diferente é abordado em comemoração a essa importante data. O principal deles é a ação negativa do homem, que é responsável por diversas atitudes que prejudicam outras espécies e até mesma a nossa.

Através da Carta da Terra, declaração idealizada em 1995 em Haia, na Holanda, após movimento iniciado durante a “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” – Rio 92, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), norteia suas ações. A Carta, que se baseia na Agenda 21, é responsável por declarar os princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no século 21. Ela pode ser definida como “instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável”. Confira o documento Carta da Terra.

A data, que é comemorada em mais de 190 países, só foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, quando instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra. O dia serve para promover a conscientização sobre os problemas de conservação da biodiversidade, mudanças climáticas contaminação e a importância da preservação do meio ambientte, entre outras questões ambientais ligadas a Terra.