Plano de Conservação e recuperação de áreas prestadoras de serviços ambientais

Objetivo do PMSA é possibilitar e incentivar políticas públicas e iniciativas para a manutenção e restauração das áreas prestadoras de serviços ambientais de São Paulo

Do lado esquerdo, um tronco de ´árvore grande com folhagens na cor marrom espalhadas pelo chão

 

Ao longo dos anos, fica cada vez mais evidente que a população urbana mundial cresceu e continuará a aumentar, superando a rural. Um dos maiores desafios é conciliar a preservação dos recursos naturais e dos diversos biomas com o desenvolvimento socioeconômico.

É preciso preservar o meio ambiente para a manutenção da riqueza e equilíbrio dos ecossistemas. Pensando nisso, e em reconhecimento da importância da zona rural, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e do Verde e do Meio Ambiente, realizaram uma ação conjunta: Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais, o PMSA.

Objetivo da ação

 
O principal objetivo do PMSA é possibilitar e incentivar políticas públicas e iniciativas para a manutenção e restauração das áreas prestadoras de serviços ambientais do município de São Paulo.  Seu mecanismo prioritário prevê o pagamento por serviços ambientais (PSA). Trata-se de um apoio financeiro , econômico ou tributário aos proprietários e possuidores de imóveis no município de São Paulo que recuperem os ecossistemas e seus serviços ao meio ambiente.


O Plano dará orientações para a conservação e recuperação das áreas prestadoras destes atributos, incentivando a prática de atividades de proteção e uso sustentável da biodiversidade, qualidade do ar, ciclagem de nutrientes do solo e a regulação do clima, entre outros.

As formas de vegetação nativa, fauna e riquezas naturais são reconhecidas de utilidade às terras que revestem, ou seja, bens de interesse comum a todos, exercitando o direito de propriedade com os limites que a legislação estabelece. É imprescindível que todos conheçam e protejam onde vivemos, e para isso, podemos utilizar os conhecimentos que a Educação Ambiental traz para a comunidade em geral.   

Saiba mais sobre o PMSA.