Parque Santo Dias festeja 107º aniversário do Capão Redondo

 Fotografia de um senhor caminhando em uma "trilha" em meio à vegetação do Parque Santo Dias. Sobre a imagem, estão aplicados os seguintes dizeres ao centro: "107 anos do Capão Redondo no Parque Santo Dias".
Quem conhece o atual Capão Redondo não imagina que, ainda no começo do século XX, a região era visitada por moradores dos bairros centrais do município em busca de descanso e contato com a natureza. Hoje, o quarto distrito mais populoso da cidade – a concentração era de 268 mil pessoas em 2010, segundo a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) – é também o sexto mais densamente povoado, ou seja, com alto índice de habitantes por km². Para comemorar os 107 anos do bairro, o Parque Santo Dias recebe o Aniversário Ecológico do Capão Redondo, evento que reúne uma série de atividades neste fim de semana.

Em contraste com as construções predominantes na região, o Santo Dias é uma das principais áreas verdes deste distrito, sendo responsável por conservar parte da vegetação remanescente da Mata Atlântica e abrigar 132 espécies de fauna. Pensando nisso, os dois dias de festejo promovem atividades interativas, artesanais e culturais. No sábado (27), é dia de cuidar do parque com um mutirão de limpeza da mata, que acontece a partir das 9h. Em seguida, é possível participar de uma oficina de pintura em colher de pau, que acontece a partir das 10h. Todas as atividades são gratuitas e abertas aos interessados, sem necessidade de inscrições.

O domingo (28) começa com um plantio simbólico de árvores. Às 10h, será inaugurada a horta do parque. Até às 15h30, o público pode aproveitar a programação cultural oferecida, que conta com um sarau e uma apresentação teatral. O evento conta com o apoio do Conselho Gestor do Parque Santo Dias; do Greenpeace Brasil; do Grupo Eparreh – Educação Ambiental; do Grupo MeGê – Design Sustentável; do grupo de teatro Bando Trapos; do Projeto Vida Corrida; da Superbom, empresa de produtos vegetarianos e veganos; do Projeto Amigos Bons de Bola; e da ONG Capão Cidadão, que conduz a Horta Cores e Sabores.

Confira a programação completa:

27 de abril (sábado)

Mutirão de Limpeza da Mata – Grupo Greenpeace / Eparreh / Megê
Horário: às 9h
Local da Atividade: mata do parque

Oficina de Pintura em Colher de Pau – Grupo 3 Marias e 1 João
Horário: às 10h
Local da Atividade: Bosque da Leitura

28 de abril

Plantio de Árvores Simbólicas – Desbravadores / crianças do Projeto Vida Corrida, do Projeto Porta Aberta e do CCA Mãe Admirável
Horário: às 9h
Local da Atividade:
quadras do parque

Inauguração da Horta do Parque – Projeto Vida Corrida / Projeto Porta Aberta / Grupo Jiu-Jitsu / Desbravadores / CCA Mãe Admirável
Horário:
às 11h
Local da Atividade: Ecoponto

Feira de Trocas – Grupo Eparreh
Horário: às 14h
Local da Atividade: CECCO Santo Dias

Sarau Pé na Terra
Horário: às 15h
Local da Atividade: Arena do Parque Santo Dias

Teatro nas Periferias – Grupo Brando Trapos
Horário: às 15h30
Local da Atividade: Bosque da Leitura

Vivência Nyahbinghi – Grupo Eparreh
Horário: às 16h30
Local da Atividade: Arena do Parque Santo Dias


SERVIÇO
Aniversário Ecológico do Capão Redondo
Data: 27 e 28 de abril (sábado e domingo)
Horário: a partir das 9h (varia conforme a atividade)
Endereço: Travessa Jasmim da Beirada, 71 (portão 1) / Rua Arroio das Caneleiras, s/n (portão 2) – Capão Redondo
Informações: (11) 5511-9356