Dia Nacional dos Animais é comemorado nesta quinta

 Fotografia de um casal de tucanos-de-bico-verde em uma área verde. As aves possuem penas nas cores preta, amarela e vermelha. No canto superior direito, está a frase "14/03 - Dia Nacional dos Animais" escrita em letras brancas.
Esta quinta (14) é uma data importante para reforçar o quanto as pessoas devem se engajar na defesa dos animais, conscientizando-se inclusive para que denunciem qualquer tipo de maus-tratos. O Dia Nacional dos Animais é um alerta para a necessidade de leis mais firmes contra os maus-tratos, de campanhas de conscientização para coibir os abusos e de um sistema jurídico que proteja não somente as espécies domesticadas, como também os animais selvagens.

Só no ano passado, foram feitas 8.693 denúncias de casos de violência contra animais, segundo um levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Além disso, o tráfico de animais silvestres é considerado o terceiro maior comércio ilegal do Brasil, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

A situação de maus-tratos é diversa: há desde agressões físicas a falta de alimentação e água, exposição permanente ao sol ou a locais frios, abandono e acomodação inadequada. Ao presenciar qualquer tipo de abuso, denuncie. As denúncias podem ser feitas pelo site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA). Já em casos de flagrante, o recomendado é que a pessoa faça a denúncia pelo190 da Polícia Militar.

O comprometimento com os direitos dos animais, assim como as riquezas naturais, devem ser tratados com prioridade. E neste dia especial, é importante lembrar-se do quanto esses bichinhos precisam de carinho, amor, proteção e respeito.