Parque da Aclimação completa 80 anos


Os parques municipais são procurados para exercícios e momentos de lazer, mas nem sempre essas atividades foram o ponto forte do Parque da Aclimação. Embora já fosse o passatempo de muitas famílias em sua inauguração, em janeiro de 1939, o intuito inicial do antigo proprietário da área, Carlos Botelho, era conciliar sua leiteria, implantar um jardim zoológico (o primeiro da cidade) e reproduzir um jardim parisiense, que por sinal acabou emprestando o nome ao próprio espaço, do francês Jardin d’Acclimatation. Tudo isso nos idos de 1892...

Se o aniversário oficial é comemorado nesta quarta (16), coincidindo com a transferência da área para a Prefeitura da cidade, outra data – a do tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), em 5 de outubro de 1986 – costuma ser comemorada pela comunidade, devido à importância que essa conquista representa, graças à mobilização dos moradores da região. Nada mais justo que um parque dessa envergadura ter “dois aniversários” para celebrar!

Pista de caminhada, aparelhos de ginástica, playground, campo de futebol, paraciclo e espaço para piquenique fazem parte da infraestrutura, que abriga também a Biblioteca Temática de Meio Ambiente Raull Bopp, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Quem gosta de contemplar a natureza para relaxar não pode deixar de conhecer o lago, a concha acústica e o jardim japonês com espelho d’água. As obras de Arcângelo Ianelli são outro atrativo para seus frequentadores.

A natureza também é generosa com o Aclimação. Ipê-branco, jacarandá-mimoso e tamareira-anã são algumas das espécies que ornamentam o Aclimação, ao lado dos ameaçados de extinção cedro, pau-brasil e pinheiro-do-paraná. As esculturas do pintor, escultor e ilustrador Arcângelo Ianelli – Dança Brancos, O Retorno e Forma Corrompida – dão um toque especial ao parque, onde vivem animais como o joão-de-barro, o sapo-cururu, o gambá-de-orelha-preta e o biguá, que se alimenta dos peixes do lago. Caso decida visitar o Aclimação, não esqueça de marcar a #VemProParque nas fotos das redes sociais.


SERVIÇO

Parque da Aclimação
Local: Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação
Horário de funcionamento: das 6h às 20h
Informações: (11) 3208-4042