Prefeitura lança Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses

Com uma coletiva de imprensa, a Prefeitura de São Paulo comunicou o lançamento de seu Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, cuja força-tarefa envolve o Gabinete do Prefeito e pelo menos dez Secretarias. Além da pasta do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), estão envolvidas as secretarias de Gestão, Assistência Social, Esporte e Lazer, Mobilidade e Transporte, Governo, Educação, Subprefeituras, Segurança Urbana, Inovação e Tecnologia e Secom, com planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O combate ao mosquito Aedes aegypti e às doenças chamadas de arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) exigiu uma grande mobilização da Prefeitura como um todo. A SVMA vai promover palestras na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), responsável pela difusão da educação ambiental, com o objetivo de orientar e conscientizar os frequentadores de parques em áreas de risco, sobre a importância do uso do repelente e da vacinação, mostrar os principais aspectos da doença, além de disponibilizar os parques municipais como apoio na realização de campanhas de vacinação, com prioridade às regiões com baixa cobertura vacinal.

Monitoramento
A SVMA continuará realizando o monitoramento dos primatas, principalmente saguis que são encontrados em alguns parques municipais. O monitoramento poderá incluir também os testes de sorologia de febre amarela, com a coleta de sangue dos animais. Dessa maneira, será possível determinar a circulação dos mosquitos. Também é competência da pasta realizar as necropsias nos animais enviados à Divisão de Fauna Silvestre, localizada no Parque Anhanguera. Os animais que chegam vivos também são atendidos pela divisão, que faz o monitoramento e coleta de material genético para os testes de sorologia.

Os perfis em redes sociais da SVMA (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) terão campanha intensiva de conscientização e prevenção à febre amarela, principalmente no que diz respeito à utilização dos parques que fazem parte das áreas de risco. Já os materiais publicados em seu site, quando relativos ao uso dos parques, farão sempre alusão ao fato de serem potenciais áreas de risco e, portanto, requerendo a vacinação prévia para seu uso com segurança.

Ações
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana fará o reconhecimento de áreas com possíveis focos utilizando o Dronepol (equipes que operam os drones), além de divulgar, por meio dos coordenadores de Defesa Civil das subprefeituras, os imóveis de risco que devam receber ações de prevenção e combate a criadouros de mosquito. A Guarda Civil Metropolitana promoverá a proteção de equipes da saúde em áreas específicas da cidade. A pasta também criará mapas de calor (locais de maior incidência) para apontar locais de possíveis focos.

Para permitir que o cidadão relate ou denuncie locais de possíveis focos, serão ampliadas as funções do SP+SEGURA, com a possibilidade de envio de foto e vídeo. A Secretaria Municipal de Educação, por sua vez, deverá proporcionar aulas com autoridades sobre prevenção às doenças e combate ao mosquito, além da divulgação de campanhas de informação com material elaborado pela Saúde.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras se ocupará do lançamento de editais de contratação de 112 equipes para limpeza manual e mecanizada de córregos, galerias e canais. Outras 124 equipes serão montadas para a manutenção desses locais. As duas licitações foram publicadas no Diário Oficial do Município no dia 27 de outubro e serão realizadas no próximo dia 13.

Os trabalhos para a prevenção de enchentes, de janeiro a setembro de 2018, também contribuem para a prevenção das arboviroses. Foram limpos mecanicamente 58 mil metros de extensão de córregos e outros 1.890 m² de suas margens, totalizando 435.315 metros de extensão de córregos já limpos, dos quais foram retiradas 1.259 toneladas de detritos. A ação envolveu ainda a microdrenagem mecanizada de bocas de lobo, poços de visita e galerias limpas mecanicamente, além da manutenção e operação de áreas verdes (com poda, corte de mato e remoção de árvores).

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia entra na força-tarefa com o direcionamento e ampliação do atendimento na plataforma SP156 (central telefônica, portal online, aplicativo SP156), principal canal de contato entre o cidadão e a Prefeitura de São Paulo. O Descomplica SP – São Miguel Paulista terá canal específico para o cidadão monitorar possíveis focos de Dengue na cidade, utilizando o serviço de "Denúncias de locais com acúmulo de água limpa e parada (dengue)". A Central SP156 também tirará dúvidas diversas sobre as doenças dengue, chikungunya e zika e febre amarela.

O cidadão receberá informações sobre como prevenir as doenças, seus principais sintomas e locais onde procurar socorro, além de serem orientados sobre locais de vacinação da febre amarela e como preveni-la. A Secretaria Especial de Comunicação (Secom) assumiu o hotsite sobre o mosquito Aedes aegypti e as arboviroses, além de coordenar as campanhas publicitárias em rádios, TVs e veículos online, com investimento total de R$ 10 milhões.