Parceria com SEHAB prevê benfeitorias ao Parque Linear do Ribeirão Cocaia

 

Com a entrega da primeira fase das obras de urbanização na Chácara do Conde, na Capela do Socorro, moradores do bairro ganharão também beneficiamentos no Parque Linear do Ribeirão Cocaia, localizado em área vizinha ao conjunto habitacional. A obra desenvolvida pela Secretaria da Habitação (SEHAB) prevê 1.290 moradias, das quais 30% com apartamentos de três quartos. Nesta primeira etapa, estão incluídas 562 unidades, construídas em convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

O terreno destinado à implantação do Conjunto está localizado em área próxima ao Reservatório Billings, na bacia do Ribeirão Cocaia. As áreas verdes do Conjunto Habitacional integrarão o Parque, cuja implantação vem sendo construída desde seu início em cooperação mútua entre SEHAB e SVMA. Essa iniciativa fortalece o conceito preconizado no Plano Diretor Estratégico, de que “Os parques lineares são parte integrante do Programa de Recuperação Ambiental de Fundos de Vale e sua plena implantação pressupõe as ações de saneamento, drenagem, sistema de mobilidade, urbanização de interesse social, conservação ambiental e paisagismo”

Ribeirão Cocaia
O Parque Linear do Ribeirão Cocaia foi criado em 2008 e está sendo implantado em etapas pela Prefeitura de São Paulo. Atualmente, há dois núcleos implantados: Opção Brasil, localizado à Av. Antônio Carlos Benjamin dos Santos e já aberto ao uso público, e o núcleo Chácara Tanay I, à rua Major Lúcio Ramos, parcialmente concluído e de uso interno da SVMA para gestão do parque. Trata-se de um parque que, quando implantado na sua totalidade, somará mais de 1,2 milhão de m² e terá caráter regional.

O projeto se desenvolve ao longo do curso d’água por cerca de 3,7 km de extensão até a represa Billings e tem como objetivo a recuperação dos córregos, preservação e adensamento da vegetação da região, além da instalação de estrutura e equipamentos de lazer e esporte. A área está inserida na bacia do Ribeirão Cocaia, importante contribuinte da Represa Billings, que compõe com a represa Guarapiranga um manancial hídrico responsável pelo abastecimento de água de 30% da população da Região Metropolitana de São Paulo.

Com a construção do Conjunto Habitacional, a Secretaria Municipal de Habitação firma um Termo de Cooperação com a SVMA para repasse de recursos que serão destinados à construção de mais um trecho do espaço público, por meio do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI). O trecho do parque a ser implantado em áreas desapropriadas pela SVMA será adicionado às áreas verdes do Conjunto Chácara do Conde, pertencente à SEHAB, compondo uma reserva significativa, tanto ambientalmente, quanto socialmente.

Dentre as benfeitorias estão pista de caminhada, ciclovia, estações de ginástica, área de recreação infantil, quadras poliesportivas, pista de skate com arquibancada e caminhos elevados para travessia da várzea e para o lazer contemplativo. Ampliado, o parque atenderá não só aos moradores do Conjunto Chácara do Conde, como aos que residem na região, carente de infraestrutura. Uma oportunidade para que esses moradores possam chamar o parque de “seu”.