Pombos-domésticos x pombos-silvestres

Você saberia dizer qual é o animal da foto?

 

Se você respondeu que se trata de um pombo, acertou. Porém, não é qualquer espécie de pombo. Esse é um pombo-silvestre, conhecido também como “pombão” ou “asa-branca” e se difere bastante dos pombos-domésticos, aqueles comumente encontrados pelas ruas da cidade.

A asa-branca é a ave que ganhou fama numa letra de música cantada por Luís Gonzaga. Apesar de ser facilmente confundida com os pombos de rua, são bem diferentes. Enquanto a espécie do pombo-doméstico é foco de políticas públicas de controle populacional, o pombo-silvestre é uma espécie protegida por lei.

O pombo de rua é originário do continente Europeu, classificado como exótico, transmite doenças e vive em meio à sujeira e ao lixo. Já o pombão é um animal silvestre, de origem brasileira que, por conta do crescimento exacerbado das grandes cidades, tem se tornado cada vez mais recorrente em áreas urbanas.

O pombo-silvestre possui aproximadamente 34 centímetros de comprimento e a asa, como o próprio nome da ave já diz, apresenta uma sequência de penas com pontas brancas. Outra característica importante para sua identificação são as penas da nuca, de cor branco-prateado com pontas pretas, que geram um aspecto escamado. A cabeça e manto superior possuem um tom roxo metálico e as costas em sua maior parte apresenta uma coloração cinza escuro, com a cauda preta.

A asa-branca alimenta-se de sementes e pequenos frutos coletados no solo, sendo comum encontrá-la alimentando-se em galinheiros. É migratória como outras pombas, estendendo seus domínios. Voa longas distâncias e em grandes altitudes, podendo aparecer em algumas plantações como roças de milho e feijão.

Essas duas espécies, parecidas visualmente, na maioria das vezes são identificadas apenas por técnicos e biólogos. É importante levar em conta a semelhança do pombão com os pombos-domésticos, para uma correta identificação das espécies, antes de se tomar qualquer atitude relacionada ao seu atendimento.

Se por acaso encontrar essa ave pelas ruas de São Paulo, entre em contato com o CeMaCAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres da SVMA/PMSP.

Telefone: (11) 3885-6669