Dia do solo e do Pau-Brasil é celebrado neste domingo

Data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente

No próximo domingo, 03 de maio, é comemorado o Dia do Solo e do Pau-Brasil, árvore histórica que, mesmo em perigo de extinção, pode ser encontrada em alguns parques municipais de São Paulo, como o Alfredo Volpi, Aclimação e Carmo, administrados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

O solo é de extrema importância para humanidade e o planeta Terra. Por isso, conservá-lo de maneira saudável e fértil é também garantir a sobrevivência de várias espécies. É do solo fértil que retiramos parte dos nossos alimentos, além de recursos e energia para muitos seres vivos, como por exemplo, as árvores, aliás, é no solo que nasce o Pau-Brasil.

Pau-Pernambuco, pau-de-tinta ou arabutã, o popular Pau-Brasil é tema recorrente nas aulas de história. A árvore, que pode alcançar dez metros de altura, foi muito explorada na colonização portuguesa, pois dela se retirava tinta vermelha usada na fabricação de tecidos. Por estar ameaçada de extinção, A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, composta por 84 nações, classifica a espécie na categoria “em perigo”.