Dica para cuidar das plantas: como utilizar o chorume orgânico

Administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o parque Cordeiro-Martin Luther King aplica biofertilizante, produzido a partir de chorume orgânico, em seus jardins e vasos de plantas, para adubar e enriquecer o solo com um material rico em nutrientes e sais minerais que são facilmente absorvidos pela natureza.

O chorume é um liquido composto resultante da decomposição por apodrecimento de matérias orgânicas, ou seja, bactérias, fungos, micro-organismos e pequenos animais, gerando um material rico em nutrientes e liberando o chorume.

A aplicação do chorume orgânico uma técnica de baixo custo financeiro, já que são usados materiais recicláveis e de baixo impacto ao meio ambiente, além do reaproveitamento de material orgânico. Vale destacar que nenhum produto químico artificial é utilizado.

Modo de preparo:

1º Passo: Compostagem

Basta depositar galhos, frutos, flores e folhas molhadas, que caem das árvores por causa das chuvas em um recipiente, que pode ser um balde, para que comece o processo de compostagem, ou seja, a decomposição da matéria orgânica que libera o chorume.

Para produzir seu adubo de forma adequada, use apenas alimentos orgânicos crus como cascas, folhas e restos de frutas e verduras naturais, que devem ser compostados. Restos de frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, mexerica), somente em pequenas quantidades, pois fermentam muito e liberam quantidades significativas de ácido.

2º Passo: Diluindo o chorume

Por se tratar de um líquido muito ácido, o chorume deve ser diluído para sua utilização como biofertilizante em jardins, vasos e hortas. A proporção para diluir é de 10 a 15 litros de água para cada 01 litro do biofertilizante, a depender do tipo de solo onde será aplicado. Esse processo se dará em três ou quatro dias após acrescentar a água e agitar vigorosamente a cada 24 horas.

3º Passo: Aplicação

Use um recipiente para acumular o líquido e, depois de diluído, aplique-o sobre a terra. Mas, atenção, se o chorume for guardado em um ambiente fechado e por muito tempo, o seu cheiro se torna forte e desagradável. Por isso, não acumule esse material em casa durante longos períodos.

A aplicação pode ser feita a cada 15 dias em vasos, canteiros e jardins.

- - - -
*Atenção: Em caso de regiões com racionamento de água, repensar o uso do chorume orgânico como seu biofertilizante, devido a utilização de água no processo de elaboração.