Árvores / plantio

Neste setor, você tem como avaliar árvores em áreas particulares, solicitar remoção de galhos e árvores caídas, solicitar mudas em um dos viveiros municipais, denunciar podas ou remoções irregulares e sugerir o plantio em vias públicas ou áreas comuns. Confira:

Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) - objetiva fomentar o plantio na cidade de São Paulo.
 

SERVIÇOS LIGADOS A ÁRVORES

  • AVALIAÇÃO E SERVIÇOS EM ÁREA PARTICULAR

Este serviço avalia a árvore localizada em área particular; é realizado por engenheiro agrônomo ou biólogo da Prefeitura e resulta ou não em autorização para que o proprietário ou responsável legal pela área execute algum serviço na árvore. Exemplos de serviços a serem autorizados: poda, remoção, ampliação de canteiro, transplante, tutoramento, remoção de vegetação parasita.

É possível solicitar o serviço quando o munícipe acredita ser necessário realizar algum serviço em árvore localizada em área particular sob sua responsabilidade, pois é necessária autorização da Prefeitura Regional para a realização de qualquer serviço na árvore. Exemplos de serviços: poda, remoção, transplante ou remoção de parasitas.

Este serviço não se destina a solicitações de remoção de árvores para viabilizar obras, edificações, parcelamento de lotes etc. o serviço é solicitado junto às Praças de Atendimento das Prefeituras Regionais.

Pelo Portal 156, há todas as informações, como documentos necessários e legislação pertinente ao assunto.

  • REMOÇÃO DE ÁRVORE OU GALHO CAÍDO

A remoção de árvores e galhos, a poda e demais serviços em área pública (ruas e praças) são trabalhos feitos pela Prefeitura Regional. Essa solicitação é feita pelo Portal 156 (obtenha mais informações sobre este serviço e toda a legislação pertinente clicando aqui) ou pelo atendimento telefônico da Defesa Civil (199). Se a queda da árvore ou galho atingiu a rede de energia elétrica, é preciso ligar também para a AES Eletropaulo, por meio do número 0800-7272196.

  • FORNECIMENTO DE MUDAS DE ÁRVORES AO CIDADÃO

A Prefeitura dispõe do serviço nos viveiros: Manequinho Lopes (localizado no Parque Ibirapuera), Harry Blossfeld (Parque Cemucam).
Cada munícipe tem direito a até 5 (cinco) mudas de árvores, desde que ele resida efetivamente na cidade. Para solicitar, consulte o serviço na página da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização Urbana

 

VEJA COMO FUNCIONA O FORNECIMENTO DE MUDAS AO CIDADÃO:

1. O que é o serviço?
É o fornecimento, pelos Viveiros Municipais, de até 5 mudas de árvores, para pessoas residentes no município de São Paulo. É um serviço disponibilizado através da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização Urbana.

2. Quando solicitar?
Quando o munícipe tiver interesse em arborizar sua calçada ou área de sua propriedade, no Município de São Paulo, podendo retirar apenas uma única vez por endereço.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço:
Viveiro Manequinho Lopes (IBIRAPUERA): Avenida Quarto centenário, s/nº - Portão 7 -A | Parque Ibirapuera.
Viveiro Harry Blossfeld (COTIA): Rua Mesopotâmia, s/n - Rodovia Raposo Tavares, km 25 | Parque Cemucam.

4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço:
Comprovante de residência, IPTU (ou documento que comprove isenção de IPTU), documento com foto, metragem da área livre permeável (parte do terreno que permite que as águas da chuva sejam absorvidas pelo solo), foto do local a ser arborizado.

No caso de condomínios, o interessado deverá trazer uma cópia da ata da última eleição de sindicância e carta do síndico, autorizando o plantio. 


5. Legislação/Norma que regula o serviço:
Portaria 006/SVMA/2016.


6. Taxas cobradas:
Gratuito.


7. Prazo para a prestação do serviço:
Imediato