Árvores / plantio

Neste setor, você tem como avaliar árvores em áreas particulares, solicitar remoção de galhos e árvores caídas, solicitar mudas em um dos viveiros municipais, denunciar podas ou remoções irregulares e sugerir o plantio em vias públicas ou áreas comuns. Confira:

Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) - em desenvolvimento, este Plano objetiva fomentar o plantio na cidade de São Paulo. Participe da PESQUISA SOBRE ARBORIZAÇÃO e contribua para a elaboração desse importante Plano.
 

Confira também os DADOS DE PLANTIO da SVMA.

SERVIÇOS LIGADOS A ÁRVORES

  • AVALIAÇÃO E SERVIÇOS EM ÁREA PARTICULAR

Este serviço avalia a árvore localizada em área particular; é realizado por engenheiro agrônomo ou biólogo da Prefeitura e resulta ou não em autorização para que o proprietário ou responsável legal pela área execute algum serviço, como poda, remoção, ampliação de canteiro, transplante, tutoramento, remoção de vegetação parasita.

Quando solicitar: se o munícipe acredita ser necessário realizar alguma ação em árvore localizada em área particular sob sua responsabilidade.

Como solicitar: a autorização é dada pela Subprefeitura e deve, portanto, ser solicitado nas Praças de Atendimento das Subprefeituras ou pelo Descomplica SP - atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Antes de se dirigir a um dos endereços do Descomplica SP, consulte o portal 156 para verificar a documentação solicitada para cada caso e legislação pertinente.

DESCOMPLICA BUTANTà                                 DESCOMPLICA CAMPO LIMPO

DESCOMPLICA SANTANA/TUCURUVI              DESCOMPLICA SÃO MIGUEL

 

  • REMOÇÃO DE ÁRVORE OU GALHO CAÍDO EM ÁREA PÚBLICA

A remoção de árvores e galhos, a poda e demais serviços em área pública (ruas e praças) são trabalhos feitos pela Subprefeitura. Essa solicitação é feita pelo Portal 156, que fornece todas as informações sobre este serviço e a legislação pertinente. É possível utilizar o atendimento telefônico da Defesa Civil (199). Se a queda da árvore ou galho atingiu a rede de energia elétrica, é preciso acionar também a concessionária, no caso de São Paulo a Enel, pelo número 0800-7272196.

 

  • FORNECIMENTO DE MUDAS DE ÁRVORES AO CIDADÃO

A Prefeitura dispõe do serviço no viveiro: Manequinho Lopes (localizado no Parque Ibirapuera).
Cada munícipe tem direito a até 5 (cinco) mudas de árvores, desde que ele resida efetivamente na cidade.
Para solicitar, consulte o serviço na página da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização Urbana. O serviço é gratuito.

 

  • REMOÇÃO DE ÁRVORE EM FUNÇÃO DE OBRA CIVIL (CONSTRUÇÃO)

Quando o MANEJO ARBÓREO (remoção de uma ou mais árvores) é requerida por particular ou empresa da construção civil devido à realização de obra, o interessado deve agendar sua visita junto ao setor competente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), pelo e-mail svmagtmapp@prefeitura.sp.gov.br. Os demais casos relacionados a Manejo Arbóreo devem ser consultados no Portal 156.

 

  • PLANTIO

A Divisão de Arborização Urbana (DAU) é responsável pelas políticas públicas de arborização na cidade de São paulo. O setor fornece informações técnicas sobre o tipo adequado de plantio, a espécie mais indicada e os cuidados para evitar que a futura árvore prejudique o calçamento. O interessado pode contatar o setor pelo e-mail svmadau@prefeitura.sp.gov.br

O setor trabalha na elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). O trabalho será feito por equipe intersecretarial e deverá ser concluído em junho de 2020.