PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prorrogado prazo de inscrição de candidaturas para eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU)

Interessados da sociedade civil poderão registrar candidaturas entre os dias 24 de julho e 07 de agosto para os segmentos “entidades sindicais”, “movimentos ambientalistas”, “movimentos de mobilidade urbana” e “movimento cultural”

21/07/2023 09h55

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) prorrogou o prazo das inscrições de candidaturas para a eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) - Biênio 2023-2025. Interessados terão nova oportunidade de se inscrever entre os dias 24 de julho e 07 de agosto para os seguintes segmentos: entidades sindicais, movimentos ambientalistas, movimentos de mobilidade urbana e movimento cultural.

O CMPU é um dos conselhos participativos mais importantes da cidade e espaço de discussão e acompanhamento da política de desenvolvimento urbano de São Paulo.

A abertura de novo prazo foi aprovada pela Comissão Eleitoral do conselho na última segunda-feira (17). Os segmentos que são alvo dessa prorrogação contam com 5 cadeiras em disputa na eleição, sendo 1 vaga para entidades sindicais, 2 vagas para movimentos ambientalistas, 1 vaga para movimento de mobilidade urbana e 1 vaga para movimento cultural.

Os interessados em concorrer devem obedecer a alguns requisitos previstos no artigo 6° do Edital n°001/2023/CMPU, como ser maior de 18 anos; integrar ou participar de entidade atuante nos respectivos segmentos; ter título eleitoral com domicílio na cidade de São Paulo; não ser membro da Comissão Eleitoral; não ser ocupante de cargo efetivo ou em comissão no Poder Público, ou detentor de mandato legislativo; não ser inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa e, por fim, não estar exercendo o segundo mandato consecutivo no CMPU.

As inscrições podem ser feitas de duas formas: por meio do site da Eleição CMPU 2023 ou mediante entrega de documentação na Assessoria Técnica de Comissões e Colegiados – ATECC da Secretaria. O endereço é Rua São Bento, 405, 19º andar, sala 191A, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Cabe destacar que os dois modos de inscrição são igualmente válidos.

Concluído os prazos para inscrição e envio de recursos, a SMUL publicará, no Diário Oficial, a lista de candidatos habilitados a concorrer à eleição. Vale destacar que essa listagem também será composta por inscrições deferidas realizadas, entre 05 e 30 de junho, para outros segmentos da CMPU.

A eleição do Conselho Municipal de Política Urbana ocorrerá em 24 de setembro (domingo), das 9h às 17h, em ao menos um local de votação por subprefeitura, a ser oportunamente divulgados.


 

Quais vagas estarão em disputa?

4 vagas para representantes de Movimentos de Moradia com atuação no município de São Paulo;

4 vagas para representantes de Associações de Bairro com atuação no município de São Paulo;

4 vagas para representantes de entidades do Setor Empresarial ligado ao Desenvolvimento Urbano, sendo no mínimo 1 da Indústria, 1 do Comércio e 1 de Serviços;

2 vagas para representantes de Entidades Acadêmicas e de Pesquisa ligados à área de Planejamento Urbano Ambiental;

2 vagas para representantes de Movimentos Ambientalistas com atuação no município de São Paulo;

1 vaga para representante dos Trabalhadores, por suas entidades sindicais, com atuação no município de São Paulo;

1 vaga para representante de Organização Não Governamental – ONG com atuação na área Urbano Ambiental;

1 vaga para representante de Entidades Profissionais ligadas à área de Planejamento Urbano-Ambiental;

1 vaga para representante de Movimentos de Mobilidade Urbana com atuação no município de São Paulo;

1 vaga para representante de Movimento Cultural com atuação no município de São Paulo;

1 vaga para representante de Entidade Religiosa com atuação no município de São Paulo.

 

 

Como o CMPU é composto

Regulamentado pelo Plano Diretor Estratégico (PDE), o CMPU é composto por 60 Conselheiros(as) titulares e respectivos(as) suplentes. São 26 representantes do Poder Público e 34 da sociedade civil – organizados por segmentos, com direito a voz e voto.

As 34 vagas destinadas à sociedade civil são distribuídas da seguinte forma: 12 para membros integrantes de outros conselhos e 22 para membros de diversos segmentos que devem ser escolhidos a cada dois anos por meio de eleição, o que acontece mais uma vez agora em 2023.

 

 

Entenda o que faz o CMPU

O Conselho Municipal de Política Urbana – CMPU é o maior órgão colegiado da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). Ele tem como objetivo acompanhar a execução da Política de Desenvolvimento Urbano do Município, discutir e elaborar propostas de projetos de lei de interesse urbanístico, debater diretrizes para as áreas públicas municipais, entre outras atribuições legais.

 

 

Para mais informações, acesse a página da Eleição CMPU 2023-2025

Acesse a página que reúne todas as informações sobre o processo eleitoral do Conselho Municipal de Política Urbana.