Atlas Municipal on-line

Criar um banco de dados com informações sobre os usuários do “Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de São Paulo - Atlas Municipal”. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Trabalho (SMTrab) solicitou à PRODAM o desenvolvimento de uma ferramenta de cadastramento dentro de sua página no Portal da Prefeitura.

O projeto foi disponibilizado para o público em 24 de janeiro. Além de colher dados dos interessados nas informações do Atlas Municipal, a ferramenta permite o download do software, que divide a cidade em 454 microrregiões classificadas em mais de 200 indicadores de desenvolvimento. Entre eles estão dados relacionados a renda, educação, habitação, faixa etária e mercado de trabalho.

Atlas

O “Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de São Paulo - Atlas Municipal” foi elaborado pela Coordenadoria de Informações do Trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho, com o apoio da Coordenadoria do Governo Eletrônico, da Secretaria Municipal de Gestão.

Segundo a Secretaria do Trabalho, o projeto surgiu pela necessidade de um maior detalhamento sobre as condições sociais dos moradores das diversas regiões da cidade.

A finalidade desta importante ferramenta de gestão é facilitar o planejamento de futuras ações públicas e privadas, baseadas nas potencialidades e problemas estruturais das microrregiões da cidade local.

No Brasil, o Atlas, que segue os parâmetros do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), existe em âmbito federal e já foi desenvolvido por algumas capitais e cidades. No caso de São Paulo, que é uma Cidade com características muito complexas, a solução traz algumas especificações, como a divisão da cidade em microrregiões.

Os dados disponíveis até então eram genéricos, pois se referiam ao município levando-se em conta a região metropolitana ou a capital como um todo. Agora, alguns indicadores chegam ao nível das subprefeituras, por exemplo.

Essa nova divisão tabula os dados solicitados a partir de critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como áreas de no máximo 16 mil habitantes, renda e um mínimo de 400 domicílios.

Detalhes

Os dados presentes no Atlas foram originados dos censos do IBGE de 1991 e 2000. O projeto conta ainda com a parceria da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e da Fundação João Pinheiro.

Resultado prático do uso dessa ferramenta, foi a partir de seus dados que a prefeitura decidiu instalar, em agosto de 2007, novas unidades do programa de crédito popular “São Paulo Confia”, no Jardim Felicidade, Zona Norte, e em Guaianases.

Para saber mais sobre o Atlas, clique no link abaixo:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/trabalho/informacoes/atlas_municipal/index.php?p=613