Nova rede municipal terá mais velocidade e menor custo

O novo serviço MPLS de comunicação contratado pela PRODAM, que já está sendo instalado em todo município, dará mais capacidade e velocidade à rede municipal, além de representar economia superior a R$ 60 milhões ao ano.

 

A PRODAM trabalha intensamente para que, até o final deste ano, toda a rede de comunicação digital da Prefeitura de São Paulo seja substituída pelo novo sistema MPLS (Multiprotocol Label Switching) da Embratel. O serviço, que permite o tráfego simultâneo de dados, voz e imagem, trará como benefício garantir maior velocidade e segurança à rede municipal, que resultará em mais agilidade no atendimento aos munícipes. 

Além de melhorar a qualidade da transmissão de dados, a nova rede representará uma economia de mais de R$ 60 milhões ao ano aos cofres municipais, o que representa mais de 90% em relação aos custos atuais. Ao todo, serão instalados 3.100 links da nova rede, distribuídos em mais de 2.500 endereços por toda a cidade de São Paulo. 

Apoio à instalação 

Para agilizar o processo de substituição da rede, a PRODAM tem realizado reuniões com várias secretarias e demais órgãos da administração municipal. Em março já foram realizadas reuniões com coordenadores, supervisores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Esportes, Cultura, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Trabalho e Empreendedorismo. 

foto hanashiro

Hanashiro, toda a rede substituída

O objetivo dessas reuniões é esclarecer, orientar e pedir apoio ao trabalho de instalação da nova rede que trará benefícios a todos. “Queremos que toda a rede seja substituída o quanto antes, mas para que o novo serviço seja disponibilizado, é necessário a instalação de novos cabeamentos em todos os locais onde há rede municipal. Muitas vezes, o técnico da empresa chega ao local e não tem permissão para fazer o serviço, por falta de informação. É importante que todos sejam avisados, para que não ocorram atrasos no cronograma”, explica Maurício Hanashiro, gerente do projeto de implantação da nova Rede IP Multisserviços. 

Além das apresentações que estão sendo agendadas pela Comissão de implantação da nova Rede IP Multisserviços, as gerências de relacionamento da PRODAM também estão disponíveis para agendar reuniões específicas para esclarecimento em relação ao andamento do projeto com os órgãos da administração municipal que tiverem esse interesse. 

Ainda com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas e agilizar o processo, a equipe técnica da PRODAM editou uma cartilha com todas as informações e instalou uma “Sala de Situação”, em que técnicos da empresa se dedicam em tempo integral na mudança da rede, inclusive atendendo por telefone todas as secretarias e demais órgãos da administração. Caso ocorra alguma dúvida e seja necessário algum esclarecimento sobre a instalação da nova rede, o telefone da “Sala de Situação” da PRODAM é (11) 3396-9766. Ou ainda pelo e-mail infraestruturampls@prodam.sp.gov.br.