PREFEITURA DE SÃO PAULO

Projeto de Inovação e Governo Digital apresenta 10 soluções inovadoras para serviços da Cidade de São Paulo

Coordenada pela SMIT, iniciativa capacitou servidores para avanços no processo de digitalização de serviços

17/08/2021 18h23

Liderado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), o projeto Inovação e Governo Digital foi concluído no dia 5 de agosto com dez novos serviços digitais disponíveis para a população. Além da digitalização, foram utilizadas metodologias de User Experience (Experiência do Usuário, UX) e de aproximação com a população e com servidores para aprimorar o acesso e os resultados dos serviços.

A seleção de processos digitalizados foi feita pelas equipes participantes das secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente (SVMA), da Saúde (SMS), da Fazenda (SF), da Cultura (SMC) e de Diretos Humanos (SMDHC), e da Procuradoria Geral do Município (PGM).

Iniciado em 20 de maio, o projeto foi desenvolvido em parceria entre o (011).lab, laboratório de Inovação em Governo e a Coordenadoria de Transformação Digital (CTD), ambas unidades da SMIT, com apoio técnico e financeiro da organização States of Change e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), respectivamente.

Por meio das equipes técnicas, as seis secretarias participaram de dois módulos para capacitação e desenvolvimento de digitalização e outros três virtuais voltados à capacitação e desenvolvimento de inovações tecnológicas que aproximem o serviço público das necessidades da população.

Vitor Fazio, coordenador do (011).lab ressaltou a importância de uma atuação mais próxima entre servidores. “Trabalhando juntos, com colegas de diferentes órgãos, e aprendendo com o cidadão podemos fazer um governo mais próximo das pessoas”, disse.

Troca de experiências


Partindo de pesquisas junto a usuários dos serviços, foram estruturadas novas soluções digitais para proteção da população LGBTQIA+, por meio da criação de canal de denúncia baseado em premissas como acolhimento e sigilo, redução de burocracia em processos ambientais de entrega de mudas de árvore, cessão de espaços e acervos culturais do município, canal unificado e completo de informação para MEIs e portal para solicitação de castração de animais domésticos.


Antes delas, no primeiro ciclo do programa, outras cinco soluções foram demonstradas, como a digitalização de serviços de Desbloqueio de Senha Web para Pessoa Física, Jurídica e MEIs, Registro Geral do Animal, Canal para denúncia de Racismo, Reparação de Danos Materiais e Termo de Ajustamento de Conduta (TCA).

Todos os serviços estarão disponíveis no PortalSP156 nas próximas semanas.


Uma das servidoras participantes, Larissa Michelam, da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, destacou a troca de conhecimento entre as equipes como um dos principais ganhos do projeto.


“Além de a experiência ter sido muito enriquecedora, essa metodologia nos ajuda a ter foco na demanda do cidadão e trouxe muitos aprendizados para formatar políticas mais eficazes e humanas”, apontou.

O coordenador de Transformação Digital, André Tomiatto, reforçou que “não há futuro no governo sem serviços bem digitalizados, e isso só é possível olhando para as pontas e enxergando a importância e o impacto desses serviços tão relevantes na vida das pessoas.".

Do público para o público


Ao final do evento, o Especialista Principal em Cidades Inteligentes e Governo Digital pelo Banco CAF, Marcelo Fachinna, destacou a metodologia do projeto, a força das soluções e a vanguarda da Prefeitura de São Paulo na digitalização de serviços por meio do Portal SP156.


“O que o município de São Paulo está fazendo não é usual. Este trabalho está na fronteira do conhecimento e vai beneficiar não apenas as atividades das secretarias internas, mas ajudará, e muito, outros trabalhos desenvolvidos por outras cidades da América Latina.”.