PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura lança consulta pública para expansão do Programa WiFi Livre SP

Expansão se dará por meio de parcerias com iniciativa privada. Nos próximos 45 dias (a contar de 18/11), a consulta estará disponível na plataforma gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br

18/11/2015 18h50

Foto: SES/Imprensa

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Serviços, lançou, nesta quarta-feira (18/11), a consulta pública para a expansão do Programa WiFi Livre SP, por meio da participação da iniciativa privada.

A consulta está disponível na Internet durante os próximos 45 dias na plataforma gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wifi, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). Por meio dela, a intenção é obter contribuições e sugestões dos munícipes, identificando novas localidades, tipos de intervenções e alternativas que viabilizem o programa de expansão. “A ideia é ouvir a população para saber como aproveitar melhor o espaço público”, ressaltou João Cassino, coordenador da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital (CCCD).

Além de expandir e garantir a manutenção do serviço em espaços públicos (área externa), a parceria a ser firmada prevê a implantação de projetos de aprimoramento, instalação de mobiliário urbano qualificado e equipamentos de utilidade pública. Com isso, o que se espera é aumentar o impacto e a amplitude das iniciativas de conectividade do município.

Em contrapartida, os parceiros poderão expor suas marcas locais escolhidos para a ampliação do projeto. Os novos pontos deverão priorizar as regiões com baixo acesso à Internet, mas deverão, ao menos, contemplar uma localidade por distrito.

Ainda por meio da consulta, o munícipe poderá apoiar propostas enviadas por outras pessoas, incluindo fotos dos locais sugeridos, endereços, informações específicas e a descrição do porquê da escolha dos espaços.

No que se refere à sugestão das intervenções, a participação será via formulário, permitindo ao usuário opinar, entre outros pontos, sobre o mobiliário urbano, equipamentos de recreação e recargas de celular. Também será permitido o cadastro voluntário de agentes promotores de intervenções urbanas interessados em participar do futuro programa.

Chamamento público - No começo do próximo ano, após a definição das localidades, um projeto-piloto deverá ser implantado em, pelo menos, dez novos espaços WiFi Livre SP, por meio de um chamamento público para a instalação e gestão do sinal de internet grátis. A última etapa, que engloba as demais localidades, deverá ser colocada em prática durante o primeiro semestre de 2016.

Ao falar sobre a importância da ampliação do programa, que tornará a cidade ainda mais conectada, Simão Pedro, secretário de Serviços, citou pesquisa da Universidade Federal do ABC (UFABC), que mostra que a instalação do WiFi Livre SP está provocando mudanças positivas. Entre essas mudanças, destacou o secretário, está a de que mais da metade dos usuários passaram a ocupar os espaços com mais frequência, o que contribui para a valorização do entorno.

Ele lembrou que no início, a meta estabelecida para o programa WiFi Livre SP era instalá-lo em apenas 42 praças, mas a decisão de leva-lo a todos os distritos fez com que o número saltasse para 120. Com cerca de 2,5 milhões de acessos mensais, o serviço é oferecido a uma velocidade de conexão individual e efetiva de 512 Kbit/s.

"Para a expansão, queremos contar com a participação dos munícipes e das diversas entidades que compõem a sociedade paulistana para que nos indiquem quais são os locais que querem ter os serviços de wifi livre instalados", concluiu Simão Pedro.

“Quando a gente acerta uma proposta que vai ao encontro do cidadão, imediatamente coloca-se em discussão a ampliação desse direito. E, em São Paulo, a escala faz toda a diferença. A bem da verdade, a ampliação do WiFi Livre depende de soluções de parcerias simples, o que nos faz acreditar em seu sucesso”, declarou a vice-prefeita Nádia Campeão.

Participaram também da cerimônia de lançamento, a secretária-adjunta da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Tereza Herling, e Rodrigo Pirajá Wienskoski, diretor-presidente da SP Negócios.


WiFi Livre SP

Implantando em janeiro de 2014, o WiFi Livre SP é um programa que visa tornar a internet banda larga acessível ao usuário, em locais públicos de grande circulação de pessoas na cidade, entre praças e parques, além de promover a ocupação desses espaços. Presente em 96 distritos e nas 32 subprefeituras da cidade, o serviço oferece conexão individual e efetiva de 512 Kbtis/s. Mensalmente são realizados 2,5 milhões de acessos.

Os 120 pontos estão distribuídos da seguinte forma: 23 na região central, 18 na Zona Norte, 36 na Leste, 28 na Sul e 15 na Zona Oeste.