PREFEITURA DE SÃO PAULO

Reunião esclarece dúvidas sobre chamamento público para manutenção da rede Fab Lab Livre SP

Interessados devem apresentar propostas até 30 de outubro. Edital está disponível em http://bit.ly/2hZKgj3

18/10/2017 11h49

A secretaria municipal de Inovação e Tecnologia reuniu na última segunda-feira (16/10) mais de 40 representantes de organizações da sociedade civil interessados em operar e manter a rede Fab Lab Livre SP - conforme chamamento público publicado em 7 de outubro, para o esclarecimento de dúvidas sobre o edital.

As entidades interessadas em gerir a maior rede de laboratórios de fabricação digital do país têm até o dia 30 de outubro para o envio de propostas. Entre os requisitos detalhados no edital disponível aqui estão a comprovação de experiência na realização de atividades semelhantes, bem como a capacidade técnica e operacional para o desenvolvimento da parceria, que prevê a segmentação dos espaços em lotes*.

O programa Fab Lab Livre SP conta com 12 laboratórios dispostos na Capital e tem entre seus objetivos sensibilizar as potencialidades da cultura maker, fortalecer as abordagens criativas e a aprendizagem ativa, incentivar as pesquisas acadêmicas que fomentam a prototipação e o uso das ferramentas de fabricação digital, assim como a geração de oportunidades para o empreendedorismo local.

“Nosso objetivo é fomentar projetos e ideias, gerando inovação para a cidade e para o cidadão”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Sobre o Fab Lab Livre SP

Inspirados na filosofia da “cultura maker – faça você mesmo”, os Fab Labs são espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, nos quais o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos em cursos e oficinas.

Lotes previstos no edital (segmentado por laboratórios)

1º lote: Vila Itororó, Espaço São Luís, CEU Anhanguera
2º lote: Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural Olido, Chácara do Jockey
3º lote: CEU Heliópolis, Centro Cultural da Penha, CEU Três Pontes
4º lote: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Centro Cultural Casa da Memória, Centro Cultural São Paulo