PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura entrega 50 praças com WIFI LIVRE

A meta de levar o serviço a 42 espaços públicos até o final do ano foi superada.

18/09/2014 11h41

Com a implantação de mais quatro localidades do projeto WiFi Livre SP no último dia 17 de setembro – Praça da Liberdade (Centro), Parque Dom Pedro II (Centro), Largo Dona Ana Rosa (Zona Sul) e CDC Campo Belo (Zona Sul) –, a Prefeitura de São Paulo cumpriu a meta 73 de seu Programa de Governo, que estabelece para este ano a implantação de 42 áreas de conexão de WIFI LIVRE, com qualidade e estabilidade de sinal.

 

As praças oferecem o sinal a uma velocidade de, no mínimo, 512 Kbps por usuário para download e upload, o suficiente para acessar redes sociais, baixar arquivos e navegar pela Internet, sem necessidade de autenticação ou cadastro. Outras 24 localidades estão em implantação e mais 46, em projeto. O objetivo é deixar todas em operação até o final do ano. A lista das 120 localidades está no endereço www.wifilivre.sp.gov.br

De acordo com o secretário de Serviços, Simão Pedro, uma das vantagens do WiFi Livre é a liberdade de uso. “Além da não necessidade de se ter um cadastro para navegar, os dados pessoais dos usuários não são coletados. Os únicos dados que analisamos são os que dizem respeito ao controle da qualidade do serviço, como velocidade de conexão, quantidade de usuários simultâneos, consumo total de banda e pontos de acesso”, destaca.

O secretário lembra que a ideia de se implantar o WiFi Livre na cidade leva em consideração a carência que parte da juventude paulistana tem em relação à rede mundial de computadores. “O acesso à Internet contribui para que as pessoas se apropriem mais dos locais públicos, o que aumenta a convivência e diminui o vandalismo e a violência”, enfatiza.