Urbanização no bairro da Galiléia em Parelheiros irá beneficiar 351 famílias

As intervenções fazem parte do Programa Mananciais com conclusão prevista para junho deste ano

Mapa de Intervenções da Obra

As obras de urbanização no bairro da Galiléia conduzidas pela Secretaria Executiva do Programa Mananciais integram o projeto da Bacia Guarapiranga, especificamente na Sub-bacia do Ribeirão Parelheiros, sob a jurisdição da subprefeitura de Parelheiros.

As intervenções tiveram início em janeiro de 2023 como parte da primeira fase e têm previsão de conclusão em junho de 2024, beneficiando 94 famílias.

Nesta fase inicial, serão investidos mais de R$ 3 milhões em intervenções que abrangem a instalação de um coletor de esgoto ao longo da Rua Galileia e do córrego até a Estrada Ecoturística de Parelheiros. Além disso, será construído um calçadão para pedestres, um deck sobre o lago local e haverá tratamento em parte do córrego. Até agora, já foram concluídos 140 metros das redes de esgoto.

A segunda etapa, a ser realizada na favela Jardim Álamo/Nova Era, incluirá a canalização do córrego próximo ao núcleo urbano, redes de saneamento e melhorias no sistema viário e vielas, além de outros aspectos a serem estudados no projeto. Essas obras irão beneficiar 247 famílias que residem em uma região classificada como de alto risco hidrológico (R3).

Projeto / Corte do Deck no lago

Sobre o Programa Mananciais

As bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na Zona Sul, fazem parte do campo de atuação do Programa Mananciais, que visa contribuir para despoluição e proteção dessas áreas. O programa inclui urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária e atendimento habitacional de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras. O investimento total até o final de 2024 é de R$ 2,7 bilhões.

Na fase atual do Programa Mananciais (2021-2024), foram concluídas oito obras de urbanização e outras 28 estão em andamento. Foram entregues 1.452 unidades habitacionais e estão em construção mais 6,9 mil moradias.

Estima-se beneficiar cerca de 31 mil famílias com obras de urbanização e 8 mil famílias com novas unidades habitacionais até o final do ano, além da implantação de 1,7 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer.

Durante a gestão 2021-2024, até o segundo semestre de 2023, 21 mil famílias foram beneficiadas. Entre 2017 e 2020, o programa beneficiou 8,8 mil famílias.